Grupo de ginástica da Vila Olímpica de B.Roxo disputará competições na Barra e São Gonçalo

Sob olhar atento da professora Kátia Nardi, 15 meninas treinam  ginástica rítmica às quartas e sextas-feiras na Vila Olímpica de Belford Roxo. Integrantes do Grupo Gymkana, elas  já colecionam títulos como Copa Fisk e Copa Sesc, entre outras conquistas.  Este ano, a equipe já tem competições na Barra da Tijuca, em outubro, e em São Gonçalo, novembro, além da Olimpíada da Bayer.

Treinando o grupo Gymkana da Vila Olímpica há quatro anos, Kátia Nardi destaca que os bons resultados são frutos do trabalho desenvolvido e da disciplina das integrantes da equipe. “Eu trabalhava em academia, mas sentia a necessidade de montar algo diferente em Belford Roxo para dar oportunidades a novos talentos, lapidando-os e colocá-los para disputar competições em outras cidades para que possam ganhar experiência”, destacou Kátia.

Aos 14 anos, Ana Clara de Oliveira Sousa é um dos destaques da equipe Gymkana. Ela conta que começou a treinar há três anos e desde pequena se encantava vendo as ginastas na televisão. “Minha mãe resolveu me colocar para praticar e gostei. Tenho planos de continuar, mas quero seguir carreira militar. Porém, vou me esforçar para tentar juntar as duas atividades”, concluiu a menina, que já faturou a Copa Sesc e a Copa Fisk.

Sentada perto da grade do ginásio da vila olímpica, a dona de casa Gracielle da Silva Bittencourt, 37, olha atenta para a filha Maria Clara, 10, que faz exercícios com as amigas. Ela conta que há cinco meses matriculou a menina na ginástica rítmica. “Vim fazer pilates e descobri que tinha esse grupo na vila. A Maria Clara adora participar e já percebi que ela ficou mais disciplinada e tem noção de grupo, pois o trabalho é em equipe”, arrematou Gracielle.

O secretário de Esporte e Lazer, Fábio Augusto de Oliveira, o Fabinho Varandão, destacou que a vila está sendo reformada para atender ao maior número de atletas em diversas modalidades. “Nosso objetivo é formar cidadãos, mas temos muitos talentos, inclusive na ginástica rítmica, cujo trabalho já rendeu títulos para nosso município. O prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) está empenhado em investir no esporte para tirarmos nossos jovens da ociosidade”,  concluiu.

A Vila Olímpica funciona na Rua Lecílio, s/n, Nova Piam, e conta com diversas atividades esportivas como: atletismo, jiu-jítsu, karatê, judô, ginástica rítmica e capoeira, além de dança de salão, dança do ventre. Em 60 dias já estará funcionando a quadra poliesportiva com as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete. Informações sobre matrículas podem ser obtidas pelo telefone 2761-7275.