Ultimas Notícias

Desfile em Belford Roxo reúne dois mil alunos

Começou nesta sexta-feira (01-09), no bairro Sargento Roncalli, a Semana da Pátria em Belford Roxo. Com o tema “Semeando Educação e Cidadania: Juntos Construindo um Novo tempo, o desfile reuniu cerca de dois mil alunos de 9 escolas municipais, duas creches e um colégio estadual. A escola municipal José Pinto Teixeira homenageou o prefeito Waguinho e a secretária de Assistência Social, Daniela Carneiro. Na segunda-feira, o desfile será em Heliópolis.

Durante o desfile no Sargento Roncalli, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, lembrou que quando assumiu o governo, em 1º de janeiro deste ano, encontrou o município falido. “Estamos aos poucos resolvendo a situação. Já entregamos uniformes e reformamos algumas escolas. Nosso objetivo agora é melhorar a nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). E iremos conseguir”, sentenciou Waguinho. “Belford Roxo está no caminho certo e a Educação merece toda nossa atenção”, emendou o secretário da casa Civil, Marcio Canella.

O desfile foi aberto pelos alunos da Creche Municipal Prefeita Maria Lúcia dos Santos. A unidade abordou temas como a proteção à natureza. Em seguida, a Creche Municipal Amor à Vida, que tem 350 alunos, entrou na avenida para mostrar a importância da união de valores da educação e cidadania.

Alimentação saudável e qualidade de vida foram alguns assuntos destacados pela Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos. O Ciep Municipalizado Constantino Reis mostrou sua proposta pedagógica com a inclusão de diversos alunos em turmas regulares.

Terceiro lugar no concurso municipal de redação, a escola Padre Ramon mostrou um pouco da diversidade cultural levando para o desfile palavras de origem africana como axé e ganzá. A escola municipal Paulo Freire fez uma apresentação de maculelê e acentuou a interação da família com a educação. Meio ambiente e a cultura da paz foram as propostas apresentadas pela escola municipal Deputado Oswaldo Lima.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, destacou a importância de alunos e professores despertarem reflexões sobre o patriotismo, principalmente o que significa o dia 7 de setembro (Independência do Brasil). “A Educação será referência no município, pois estamos trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível. Estamos plantando a semente do bem”, finalizou. “Em pouco tempo já teremos excelentes resultados. O desfile é o momento de congregação e uma tradição no município. Eu mesmo já desfilei muito e sei como os alunos ficam ansiosos”, avaliou o secretário de Educação, Denis Macedo.

O Ciep municipalizado Grande Othelo deu destaque à ativista paquistanesa, Malala Yousafzai, que em 2012 foi baleada por talibãs na cabeça aos 15 anos por defender a educação feminina em seu país. Malala também foi lembrada no desfile da escola Municipal Pedro Antonio. Dois anos depois ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Uma homenagem ao prefeito Waguinho e à secretária Daniela Carneiro foi o ponto alto do desfile da Escola Municipal José Pinto Teixeira foi o “Jardim da Gentileza” com palavras e expressões como “bom dia”, “obrigado” e “por favor”. O desfile foi encerrado pelo Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro, cuja banda botou todo mundo para dançar na avenida.

Participaram também do evento secretários municipais, vereadores e público em geral.

 

Mini prefeito e Mulher Maravilha na avenida

 

Um dos pontos altos do desfile foi quando o prefeito Waguinho e a secretária Daniela Carneiro, foram homenageados por Yuri Pereira, de 6 anos e Sophia Vitória, também de 6,  alunos do 1º ano do ensino fundamental da E.M. José Pinto Teixeira. O menino colocou um colete semelhante ao que o prefeito usa visitando as obras do município e a menina, se vestiu de Mulher Maravilha, personagem preferido de Daniela. “Ficamos muito contentes em ser homenageados. É sinal que as crianças já nos conhecem.  Todas as escolas estão de parabéns por desenvolver um desfile tão bonito”, disse o casal emocionado.

Jane Kelly de Oliveira Santos, de 28 anos, mãe de Pietro, de 8, estava muito contente em ver seu filho desfilar pela primeira vez. “É importante que as crianças conheçam desde cedo o significado de civismo”, disse, elogiando o novo uniforme escolar. A dona de casa Aliene Oliveira, de 28, esteve assistindo ao desfile e parabenizou a organização. “Vim assistir a apresentação da minha sobrinha, de 3 anos, que estuda na Creche Municipal Maria Lúcia Netto dos Santos  e está tudo muito organizado.  A apresentação das crianças sempre é muito bonita”, enfatizou.

A banda do Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro (CETOP) fez um show à parte. Sob a regência dos maestros Jorginho e Pedrinho, os 40 integrantes se apresentaram com várias músicas e até mesmo em ritmo de funk dando o seu tradicional grito de guerra “Cetop”.  O público foi ao delírio com a banda e também com as inúmeras coreografias feitas pelos integrantes e pelos maestros.

A Fanfarra Municipal de Belford Roxo (Famber) também se apresentou e fez um bonito show para o público. A fanfarra foi criada em 1993 e conta com cerca de 80 integrantes, que ensaiam no Ciep Municipalizado Constantino Reis. A liderança é do maestro Johncy.

Check Also

Obras no bairro Vila Entre Rios em Belford Roxo já beneficiou cinco ruas

O bairro Vila Entre Rios em Belford Roxo está dando adeus à lama e poeira. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *