UPA do Bom Pastor faz um mês de funcionamento e já atendeu mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas já passaram pela UPA 24h do bairro Bom Pastor, em Belford Roxo, que completou um mês de funcionamento ontem (21). A Unidade de Pronto Atendimento que permaneceu fechada na gestão passada, chega a atender mais de 350 pacientes diariamente.Classificada como do tipo 2 (sem internação), a UPA tem seis médicos trabalhando diariamente. São três clínicos e três pediatras. Os casos graves são encaminhados para outras unidades de emergência mais próximas. Aparelho para Raio X , laboratório para realização de exames e um centro de odontologia também funcionam 24 horas.

Fechada por um longo período, a UPA do Bom Pastor teve que ser completamente reestruturada. A reforma envolveu pintura, parte elétrica, hidráulica e de telefonia. A unidade ganhou equipamentos novos e modernos, como dois respiradores e foi totalmente climatizada, funcionando com um sistema de informatização integrado. Na nova estrutura há ainda seis consultórios, farmácia, salas de nebulização, sutura, procedimentos e serviço social. São 50 leitos e 100 profissionais entre corpo médico, enfermeiros, auxiliares e administrativos. Sua capacidade é para atender até 600 pessoas/dia.

Diferente de outras UPAs a do Bom Pastor tem um espaço Kids na recepção, com mesas e cadeirinhas infatis e um aparelho de TV sintonizado em canal de desenhos animados. “Fizemos questão de criar o espaço para as crianças. A ideia é que elas se sintam à vontade e não vejam a unidade como um lugar traumático”, disse  Erick Carvalho, 27, administrador da unidade.

Ao assumir o governo, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho encontrou a rede de saúde desmantelada e sem nenhuma possibilidade de atendimento. Desde então, a Prefeitura passou a investir pesado em Saúde. Em julho reabriu o Hospital Infantil de Areia Branca, com capacidade para realiar 150 atendimentos. Em agosto reinaugurou a UPA. Esta semana inaugurou  o Centro Municipal Ambulatorial, também no bairro Areia Branca, com capacidade para atender, em média, 500 pessoas (adultos e crianças) por dia nas seguintes especialidades: cardiologia, clínica médica, ortopedia e fisioterapia.

Ainda na área da saúde o prefeito inaugurou o Complexo Regulador, que centralizará a marcação de exames como mamografia, densitometria óssea, ecocardiograma, eletroencefalograma, eletrocardiograma e ultrassonografia.  No local funcionará um centro de imagem, possibilitando assim que o paciente faça o exame e receba o resultado na hora e reabriu a Unidade de Saúde da Família do bairro Shangrilá.