Ação contempla moradores do Vale do Ipê em Belford Roxo

A população do bairro Vale do Ipê em Belford Roxo foi beneficiada com o projeto “Cidadania em Ação”, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e da Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel). A ação contou com mais de 550 atendimentos de serviços gratuitos nas áreas social e de saúde. O evento aconteceu na Igreja Assembléia de Deus do Vale do Ipê. Enquanto esperavam seus responsáveis serem atendidos, as crianças puderam se divertir em um pula-pula e comer algodão doce, pipoca e cachorro quente.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, falou dos serviços oferecidos. “Estamos levando aos moradores serviços essenciais como isenção e marcação para identidade, isenção para CPF, antena digital, certidões de casamento (segunda via), casamento civil, nascimento e óbito. Além do passe interestadual, vale social, cadastro no Bolsa Família, Cadastro único, cartão do SUS e vacinação contra febre amarela, HPV e influenza”, informou a secretária.

De acordo com o Coordenador da Funbel, Wanderson Mapa, a procura pelos serviços foi grande. “Como o bairro é muito carente e os moradores têm dificuldade no acesso a esses serviços, tivemos um grande número de atendimentos. Muitas pessoas já de idade não tinham nem certidão de nascimento, mas a maior procura foi para o Bolsa Família, cartão do SUS e isenção e marcação para identidade”, disse. Wanderson também lembrou que o projeto é uma versão menor do “Novo Tempo em Ação”, que acontece uma vez ao mês.

Apaixonada por conhecer novos lugares, Dionísia Firmino, 92 anos, acompanhada da filha Ana Maria Firmino, 62, foram à procura do passe interestadual e do cartão do SUS. “Gosto muito de passear e agora, através dessa ação, pude adquirir meu passe onde irei usá-lo para ir a diversos lugares”, disse Dionísia. “Como nosso bairro é muito carente estamos felizes por sermos contempladas com esses serviços”, completou Ana Maria.

Felizes com a ação, as irmãs Rita de Cássia da Silva, 57 anos e Talita da Silva, 50, falaram da dificuldade em ter acesso a esses serviços. “No nosso dia a dia é difícil termos acesso a tudo que está sendo oferecido através dessa ação. Hoje consegui trocar meu cartão do SUS, pegar isenção para Atena digital e me cadastrar no Bolsa Família”, disse Talita.

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