Políticas Públicas de esporte de Belford Roxo é tema de palestra na Facha

As Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) recebeu o secretário executivo de Esporte e Lazer do município de Belford Roxo, Maurício Fidelis, para falar sobre o plano setorial de esporte e lazer aos alunos do curso de Gestão do Esporte e Lazer.  Durante a palestra foi apresentado aos alunos o planejamento para o esporte nos próximos anos de gestão de Belford Roxo. A cidade tem um plano setorial organizado. A proposta da faculdade é de que aconteça uma palestra por semestre sobre o assunto. A Facha é uma das faculdades conveniadas com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) da Cidade e essa parceria contribui na formação dos alunos através do programa “Aprendiz do Esporte”, apresentando aos mesmos uma área de atuação em crescente expansão.

O secretário executivo da pasta, Maurício Fidelis, falou sobre a palestra sobre o plano setorial de esporte e lazer do município que ministrou. “É muito recompensador como gestor e professor poder levar parte do trabalho que a Prefeitura de Belford Roxo vem realizando no município. Apresentamos para os alunos o nosso plano setorial, e essa relação dialógica entre o setor público e os centros acadêmicos do estado que qualificam esse documento, pois se estabelece uma relação de troca. Nesse sentido acredito que no final o maior beneficiário deste processo é a população, que terá um serviço em processo de melhoria constante”, disse Maurício.

Juliana Gonçalves, uma das professoras do curso de graduação, falou sobre a disciplina e a participação da SEMEL na faculdade. “A disciplina é de políticas públicas de esporte e lazer e uma de suas pretensões é discutir com os alunos sobre o plano setorial de esporte, abordando sobre a cadeia de planejamento de projetos e das políticas públicas, incluindo a etapa de elaboração”, disse a professora. Juliana disse ainda que a palestra ilustra para o aluno, na medida em que trás um estudo de casos de uma cidade, o que seria de fato um plano setorial de esporte. Prosseguindo, ela disse que é uma oportunidade riquíssima de aprendizado para os alunos, a partir do momento que eles têm contato com um plano real e o relato de alguém que elabora e tem a experiência de execução desse plano com as dificuldades e facilidades.