Prefeitura promove evento para combater o Analfabetismo

Diretores de escolas, articuladores, mediadores de linguagem,de matemática do Programa Novo Mais Educação, da Rede Municipal de Ensino de Belford Roxo, estiveram reunidos, nesta manhã (13), no auditório da Uniabeu, no centro da Cidade. Eles participaram da aula inaugural do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com objetivo de reforçar o processo de aprendizagem dos alunos na leitura e na escrita.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Ensino. A apresentação ficou por conta da coordenadora municipal do Programa Novo Mais Educação, Kezia Macedo dos Santos Aleixo, com palestras dos professores Maria de Fátima Lopes (secretária-executiva municipal de Educação), Rafael Araújo (secretário -executivo municipal de Educação), Simone Ramos (chefe do Ensino Fundamental/coordenadora muninicipal do Pnaic) e Patrícia Pereira (chefe de Educação infantil).
Em seu discurso, a educadora Maria de Fátima Lopes destacou que o compromisso do atual governo com a educação de qualidade é enorme. “Não podemos admitir que alunos cheguem ao Ensino Médio como analfabetos funcionais. Isso é muito triste. O processo tem que ser integrado, com empenho de todos. A responsabilidade do professor do primeiro ao terceiro ano é imensa, pois o aluno não pode terminar o primeiro segmento sem saber ler”, disse.

‘Roubou a cena’
Rafaele Abelha Viana da Silva, de apenas oito anos, aluna da Escola Municipal Capela São José, “roubou a cena”, durante o encontro dos educadores. Ela subiu ao palco e desinibida, com um livro nas mãos, leu a história infantil, Lilica, a Tamanduá intrometida, de Eilidh Rose. No conto, o “bichinho simpático” perde algumas boas oportunidades por causa da curiosidade e acaba se atrasando para seus compromissos. “Eu sou um pouco intrometida, meio Lilica, mas nunca me atraso”, afirmou a menina que coleciona livros de histórias e sonha em ser professora.
Durante o evento, Kezia Macedo assegurou que é importante a parceria entre mediadores de português e matemática com os demais professores. “Todos devem caminhar juntos e ter o mesmo compromisso de combater o analfabetismo no nosso município”, resumiu. Segundo ela, depois da aula inaugural, os orientadores pedagógicos do Pnaic acompanharão o desenvolvimento em cada escola.

Check Also

Jardim Glaucia em Belford Roxo ganha diversas obras

Os moradores do bairro Jardim Glaucia (Redentor) em Belford Roxo estão em ritmo de comemoração. …

2 comments

  1. ESSA INICIATIVA VAI FAZER DIFERENÇA, SE OS EDUCADORES E FAMÍLIA CAMINHAREM JUNTOS COM UM SÓ OBJETIVO.
    GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DESTE TRABALHO, POIS SOU PROFESSORA E PEDAGOGA E O MAIS IMPORTANTE PARA MIM É FAZER A DIFERENÇA.

  2. EXCELENTE !
    ALFABETIZAÇÃO PRECISA SER PRIORIDADE na Cidade, no Estado, no Brasil e no Mundo; a partir dela cresce o Processo de cidadania crítica, IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODA CIDADE. CRIANÇA COM LETRAMENTO RESERVA GRANDES AVANÇOS PARA CONTRIBUIR E MELHORAR NAS QUESTÕES BÁSICAS DO DIA A DIA… EM SUAS CASAS, NOS BAIRROS, NA CIDADE E EM TODA SOCIEDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *