Projeto Ecopontos já conta com 16 pontos de coleta

Visando a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), que já conta com 16 pontos de coleta, vem conscientizando a população sobre a destinação de óleo de cozinha usado. O projeto chamado Ecoponto mantém vários locais de despejo desses resíduos em vários locais da cidade. Na sede da Secretaria, Paróquias e escolas municipais contam com o projeto. Nas escolas, além de servir para suprir a região e proximidades, promove uma educação ambiental junto aos alunos, uma vez que eles aprendem sobre a destinação do óleo de cozinha usado, a maneira correta de despejo e levam esse aprendizado para a casa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, o acesso as informações ambientais estão cada vez mais fáceis. “O acesso à educação e conscientização ambiental estão mais fáceis. A população está aprendendo a destinar corretamente o óleo de cozinha usado e podem estar repassando as pessoas mais próximas esse aprendizado. É importante também dar atenção especial as crianças, pois quanto mais cedo elas tiverem acesso a essas informações, será melhor para o futuro”, disse o secretário.

De acordo com o gestor ambiental, Sérgio Ramos e a Chefe da Divisão de Programas Ambientais, Aliene Murray, que são os coordenadores do projeto, a população que não sabia o que fazer com o óleo de cozinha usado, pode estar agora dando uma destinação correta. “A população pode estar se dirigindo a qualquer Ecoponto com o óleo dentro de recipientes plásticos, que é a maneira adequada para a destinação”, informaram. “Nossa meta é instalar Ecopontos por toda a cidade, incluindo estabelecimentos comerciais, domicílios e condomínios, por exemplo”, completou Sérgio.

Léa Cristina Barcelos, 56 anos, trabalha no CAPSI, em frente a SEMA e falou sobre os resíduos líquidos usados em sua casa. “Uso bastante óleo de cozinha para preparar as refeições da minha casa. Mas sempre o reutilizo pelo menos uma vez. Tudo na minha casa é reaproveitado. Fiquei sabendo dos Ecopontos e agora sei onde dá destino ao óleo que eu uso. Não só iremos ajudar ao meio ambiente, como também a nossa saúde”, disse. Léa ainda deixou um recado para todas as donas de casa. “Não jogue o óleo fora, traga até o Ecoponto mais próximo”, completou.

Pontos de Coleta

• Secretaria de Meio Ambiente – Rua João Fernandes Neto, 923, Centro

• E.M. Amélia Ricci Barone – Rua Castro Alves, 395, bairro Andrade de Araújo

• E.M. Bairro das Graças – Rua Altair, 13, Bairro das Graças