Belford Roxo participa da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, Daniela Carneiro e equipe estão em Brasília participando da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento, que vai até sexta-feira, discute o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS“.  Para Daniela, a conferência se faz importante para fortalecer e implementar mais projetos sociais que beneficiem à população, permitindo o acesso aos serviços públicos de qualidade. “Nossa equipe está empenhada em garantir os direitos dos munícipes. É importante que a nossa população viva numa cidade mais humanitária”, enfatizou a secretária.

Entre os assuntos discutidos na conferência estão a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócios assistenciais, a gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS, acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sociosassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Daniela Carneiro aproveitou a ida a Brasília e juntamente com os secretários-Adjunto, Gustavo Costa, com Executivo, Diogo Bastos, com a Executiva Técnica e Administrativa, Hisolda Rodrigues e Djelany Souza, assessora de gabinete, se reuniram com a Coordenação dos Serviços de Alta Complexidade da Secretaria Nacional de Assistência. O encontro discutiu a Proteção Social Especial da Alta Complexidade. “A reunião serviu para buscar informações sobre o reordenamento dos serviços da Casa de Passagem e sobre a implantação do Serviço da Família Acolhedora no município. Foi um encontro bem produtivo”, explicou Daniela Carneiro. De acordo com Diogo Bastos, o governo municipal está empenhado em implantar projetos sociais que beneficiem a população. “Queremos que nossa população viva com dignidade dentro do que a legislação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) preconiza”, explicou Diogo Bastos.

Além disso Daniela Carneiro e Gustavo Costa, se reuniram no Ministério do Desenvolvimento Social com o chefe de gabinete do Ministro, Henrique Pires e o assessor especial André Barcellos. Esta reunião foi para o governo municipal pleitear a liberação das propostas voluntárias já cadastradas no sistema de gestão de convênios e os contratos de repasse do governo federal. “Pedimos prioridade para a construção de um Centro Pop (centro especializado para pessoas em situação de rua). Queremos mais dignidade para nossa população”, disse a secretária.