Alunos do Programa Novo Mais Educação apresentam trabalhos em Belford Roxo

A Secretaria de Educação de Belford Roxo encerrou nesta quinta-feira (07), no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, as atividades do Programa Novo Mais Educação para este ano. Um dos principais objetivos do Programa, que atende 13 mil alunos do 2º ao 9º ano de escolaridade de 44 escolas municipais, é o reforço escolar de matemática e português.

Durante o evento foram expostos trabalhos produzidos pelas escolas no curso do Programa. Um dos temas foi o meio ambiente. As escolas também apresentaram dança e esporte.

O secretário de Educação, Denis Macedo, destacou que a meta ano que vem é ampliar o Novo Mais Educação para as 54 escolas municipais que estão na faixa de ensino do Programa. “Encontramos uma rede desestruturada, mas acredito na escola de tempo integral. Essa também é a proposta do prefeito Waguinho (Wagner Carneiro). E o Novo Mais Educação mostra que isso é viável. Nossa nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2015 foi 3,1. Este ano, com certeza, iremos aumentar. O Novo Mais Educação contribuiu muito para este avanço”, concluiu. “Melhoramos também na Prova Brasil, que muitos alunos temiam e tinham dificuldade”, completou a coordenadora do Novo Mais Educação, Kézia Macedo.

Trabalhos sobre o meio ambiente foram apresentados na quadra do Ciep. Alunos utilizaram materiais recicláveis como lata, caixa de leite e copos plásticos para mostrar a importância do reaproveitamento do lixo.

O encerramento contou com a participação de diversas escolas, que se apresentaram para mostrar os trabalhos desenvolvidos durante o ano. A Rudá Iguatemi Villanova levou para a festa uma Cantata de Natal; a Heliópolis uma demonstração de capoeira, e o Ciep Gustavo Capanema mostrou o Nordeste com os alunos cantando “Pagode Russo” (Ontem eu sonhei que estava em Moscou/dançando pagode russo na boate Cossacou), sucesso na voz de Luiz Gonzaga.

Um dos números mais aplaudido foi a apresentação de hip hop da Escola Municipal Walter Borghi, onde o aluno Enzo da Silva Martins, 6 anos, deu um show no palco. “Sempre gostei de dançar”, disse timidamente o menino, ao lado da mãe Verônica da Silva, 41. “Levamos três dias para ensaiar e conseguimos um resultado acima do esperado”, vibrou o professor   Washington Luiz Barbosa.

Aluno do 6º ano da escola municipal São Bento, Lucas da Mata, 13, se apresentou fazendo demonstração de jiu-jítsu. Ele afirmou que aprendeu a lutar no Programa Novo Mais Educação. ”Além do esporte, aproveito bem as aulas de reforço de português e matemática. Isso tem me ajudado muito”, finalizou.

 

Novo Mais Educação

O Programa Novo Mais Educação, iniciativa do Governo Federal, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o Programa foi implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a alfabetização; redução do abandono; da reprovação; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

Veja também

Belford Roxo encerra campanha contra violência à mulher

A Secretaria Executiva de Promoção à Saúde encerrou na manhã de hoje (7), a campanha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *