Belford Roxo encerra campanha contra violência à mulher

A Secretaria Executiva de Promoção à Saúde encerrou na manhã de hoje (7), a campanha sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Realizado no auditório da Faculdade de Belford Roxo (Fabel), o evento, aberto pelo secretrário da pasta, Robson Sarmento, o Binho, teve os homens como público alvo.  Para Robson Tardivo, assessor técnico da secretaria, a sociedade tem o dever de discutir a questão da violência de gênero. “Há muita desigualdade e covardia contra mulher, sobretudo, negras e pobres”, ressaltou.
O agente da Guarda Municipal, Thiago Silva, que esteve representando a Secretaria Municpal de Segurança Pública, foi um dos palestrantes. Ele ressaltou que no passado a função da guarda era de apenas zelar pelo patrimônio público. “Hoje temos outras atribuições na área escolar, social e também contra várias formas de violência”, disse ao lado de Paulo Cezar do Centro de Referância do Homem da Prefeitura de Duque de Caxias, que também palestrou.
“A violência contra a mulher começa na ameaça”, destacou Thiago Silva que através da Patrulha Maria da Penha, presta atendimento à mulher vítima de violência doméstica. De acordo com dados de 2016, do Mapa da Violência, do Instituto de Segurança Pública, 1.031 casos de ameaças foram registrados em Belford Roxo.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Mulher, 53% da população, em torno de 600 mil habitantes, são do sexo feminino. Informaçãoes da secretaria apontam que cresce a cada dia o número de violência domiciliar contra a mulher na cidade. “Negras e pobres são as mais atacadas.A secretaria administra O Centro de Atendimento a Mulher Violentada, que funciona diariamente no bairro Santa Amélia. Lá, mulheres vítimas de violência têm assistência jurídica e também de psicólogos e assistentes sociais.
A Campanha é uma mobilização anual. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Amanhã (8) é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Desde 2003, o Brasil participa da campanha.
Em Belford Roxo, a Clínica da Mulher Professora Fernanda Bicchieri Soares, na Travessa Dona Joaquina, esquina com Avenida Benjamim Pinto Dias, no Centro (3772-5458 e 3772-5106) e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAMBEL), na Avenida Joaquim da Costa Lima 2490, bairro Santa Amélia (2761-5845), são unidades de referência do município que tratam do assunto.

Veja também

Alunos do Programa Novo Mais Educação apresentam trabalhos em Belford Roxo

A Secretaria de Educação de Belford Roxo encerrou nesta quinta-feira (07), no Ciep Constantino Reis, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *