Durante Audiência, Conselho de Saúde relata avanços em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde realizou Audiência Pública de Apresentação do Relatório do 2º Quadrimestre de 2017 na Câmara Municipal referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, conforme preconiza a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. O administrador de cada setor elaborou um relatório de Gestão Físico-Financeiro detalhado das ações executadas referentes aos meses citados. Antes de ser apresentado na Audiência Pública, o relatório foi encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde para apreciação, onde foram feitas recomendações para o próximo quadrimestre.

O objetivo da Audiência, conduzida pela Diretora de Planejamento, Marta Tenório Cardoso, é de prestar contas e tornar públicas as ações realizadas nos meses de maio até agosto. Na ocasião, foi apresentado relatório com o montante e fonte dos recursos aplicados no período; Auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; Oferta de produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cortejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

O secretário de Saúde, Vander Louzada, afirmou que o relatório referente ao 2º quadrimestre foi satisfatório. “Fiz uma pesquisa e pude perceber o quanto avançamos. Estamos preparando o nosso 3º relatório e tenho certeza de que os números serão melhores ainda. A Secretaria da Saúde está à disposição da sociedade civil para esclarecer qualquer dúvida. É como o nosso prefeito Waguinho diz, um novo tempo chegou para Belford Roxo”, enfatizou o secretário.

De acordo com o secretário adjunto da pasta, Américo Delmiro, a prestação de contas ocasiona uma integração maior entre a sociedade civil e a estrutura da saúde no município. “Na última Audiência tivemos bastantes questionamentos, mas a melhora na saúde é visível. Agradeço ao prefeito Waguinho pelas melhorias na cidade que se refletem na saúde”, disse. Américo comentou também que por conta da grande demanda, o investimento na saúde tem que ser constante. “Precisamos nos aperfeiçoar todos os dias. Tenho certeza de que em breve seremos referência em todo o Estado”, finalizou o adjunto.

O Presidente do Fundo Municipal de Saúde, Carlos Pereira de Andrade, falou sobre a finalidade da Audiência Pública. “A cada quadrimestre realizamos essa apresentação para prestar contas à população. Na gestão passada não tivemos muitos recursos deixados para desenvolvermos ações ainda para o ano de 2017. Mas agora com um novo orçamento será possível alavancar a saúde na cidade. Gostaria de parabenizar toda a equipe da saúde pelo trabalho até a presente data”, falou Carlos.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Célio Davi de Souza, agradeceu a presença de todos os profissionais da saúde e da sociedade civil. “Quero, primeiramente, parabenizar e agradecer ao secretário Vander, que em pouco tempo a frente da pasta da Saúde já realizou grandes feitos. A mudança na saúde de Belford Roxo é visível”, enfatizou Célio Davi.

Já a vice-presidente, Jandyra Rosa, disse que o ano de 2017 foi bastante turbulento, mas com grandes vitórias para a população. “Só esse ano tivemos a reinauguração e inauguração de várias unidades de saúde. Uma das melhorias mais visíveis é a mudança do local do Complexo Regulador, pois antes sempre ficava indignada ao passar pela grande fila no bairro da Prata. Tenho orgulho em dizer que a saúde funciona sim no município. Agradeço ao prefeito Waguinho pela coragem de fazer acontecer”, disse Jandyra.