Estado de atenção na cidade

Choveu muito nas últimas 72 horas em Belfordf Roxo. O acúlulo de água ultrapassou os 60 milímetros, o que indica risco de deslizamento. O secretário municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Marcos Wander, acompanhado do secretário-adjunto, Marcelo dos Santos Pereira e do secretário Executivo, Eduardo Dias, promoveu uma uma reunião de avaliação e anunciou o Estágio de Atenção na cidade.
A Defesa Civil de Belford Roxo conta com o Centro de Monitoramento e Gerenciamento de Risco. O município é o único da Baixada Fluminense a ter sua própria Estação Meteorológica, capaz de acompanhar, em tempo real, as condições climáticas da cidade. O órgão monitora toda a cidade durante 24 horas. Uma das câmeras fica na Rua Mauá, em São Bernardo, próxima ao Rio Botas.
Os equipamentos são conectados à internet e à uma estação termoelétrica e o local envia uma série de dados que são analisados em tempo real pelos agentes de monitoramento, capacitados para dar qualquer informação referente e à situação atmosférica. E caso seja necessário, os agentes acionam diversos órgãos do município, que compõe o sistema municipal de redução de desastres, através do PLANCON.
O município conta atualmente com oito pluviômetros (aparelhos de meteorologia usados para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) durante um determinado tempo e local). Eles estão instalados nos seguintes bairros: Santa Emília, Santa Amélia, Santa Rita, Nova Aurora, Vila Pauline, Santa Amélia (sede da Defesa Civil), Parque Fluminense e Parque Amorim).
PREVISÃO ONLINE
Dados como índice de chuva em tempo real e acumulada, direção e velocidade do vento, temperatura, sensação térmica, pressão atmosférica, evaporação, umidade relativa do ar e até índices de raios ultravioletas, podem ser conferidos pela população. Todas as informações que chegam ao órgão são compartilhadas na internet, através da página no Facebook https://www.facebook.com/defesacivilpmbr/?fref=ts e ainda por mensagem no celular, via SMS. Para isso, é necessário ligar para 199, ou 2761-0456 e cadastrar o número do telefone, informando nome e CEP da rua onde mora.

Veja também

Belford Roxo aumenta locais de vacinação contra a Febre Amarela

Para oferecer melhor comodidade e desafogar os locais de vacinação, a Prefeitura de Belford Roxo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *