Viaduto reformado será entregue neste domingo

O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, vai inaugurar no próximo domingo, dia 7, às 10h, as obras de reforma do viaduto da Cidade, no Centro, que agora leva o nome de Carlos Alberto de Lucena Campos, o Carlos Pantera, um lutador pelo desenvolvimento do municipio. Construído em 1988, o antigo viaduto da Bayer nunca passou por reformas e estava com sua estrutura comprometida. A inauguração será aberta ao público e terá como ponto de encontro a Avenida Dr. Carvalhaes. O evento contará ainda com uma exposição de carros antigos, promovida pelo Clube de Carros Antigos de Belford Roxo.

As obras de infraestrutura do viaduto começaram em agosto do ano passado e apesar da inauguração oficial acontecer no domingo, o local já estava aberto para o tráfego. São 430 metros de extensão que fazem ligação entre a Avenida Dr. Carvalhaes, na entrada do município, até a Estrada Boa Esperança, sobre o Rio da Prata e a linha férrea. O tráfego no viaduto em horário de pico chega a 120 veiculos por minuto.

Com a obra realizada na parte superior e inferior de sua estrutura, o viaduto ganhou nova camada de asfalto em sua pista de rolamento, substituição das juntas de dilatação, nova sinalização vertical e horizontal, pintura das muretas de proteção e iluminação de led em todo o trecho, além de paisagismo nos canteiros das cabeceiras. Foram instaladas diversas placas de sinalização, incluindo as de proibido ultrapassar, velocidade máxima e proibido parar e estacionar.  A Prefeitura também colocou tachões sobre a linha divisória de fluxos e zebrado. O tachão é um dispositivo com retrorefletor, que é fixado no pavimento da via como complemento de sinalização horizontal (lombada e redutor de velocidade, por exemplo).

“O viaduto estava com sua estrutura totalmente comprometida, colocando em risco a segurança dos usuários. Sua manutenção era mais que necessária. Instalamos 13 novas juntas de dilatação para evitar rachaduras e garantir a segurança dos motoristas. Estamos trabalhando para o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito Waguinho. As obras de reforma do viaduto contaram com a parceria das Secretarias de Obras, que tem à frente o secretário Bruno Paes Leme, a de Mobilidade Urbana, com Romão Villaça e ainda a de Conservação, com o secretário Paulo Sérgio Correa Luna, o Mano.

Homenageado

Carlos Pantera morreu aos 45 anos, no último dia 20 de agosto, vítima de aneurisma cerebral. Figura conhecida no município, Pantera disputou a eleição de 2016 pelo PMDB e ficou como segundo suplente de vereador com 1.513 votos. A lei que mudou o nome do viaduto é do vereador Carlos Alberto dos Anjos Barros, o Carlos Caneco.