Prefeitura reinaugura viaduto Carlos Pantera em clima de festa

Nem mesmo a chuva atrapalhou a reinauguração do Viaduto Carlos Pantera (Carlos Alberto de Lucena Campos), antigo Viaduto da Bayer, na manhã do último domingo (7), em Belford Roxo. Construído em 1988, o elevado, que liga a Avenida Carvalhaes, no bairro Guaraciaba,  entrada de acesso à cidade, à Estrada Boa Esperança, no bairro Bom Pastor, nunca tinha recebido manutenção. A Prefeitura utilizou recursos próprios e investiu na execução de obras de infraestrutura em todo seus 430 metros de extensão, onde passam cerca de 120 veículos por minuto.

O viaduto está novo: ganhou 13 novas juntas de dilatação para garantir a segurança, nova camada asfáltica, sinalização horizontal e vertical moderna com tachões de dispositivo retrorefletor, pintura nas muretas, canteiros com plantas ornamentais e iluminação em led. A obra é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Obras, Mobilidade Urbana, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A festa de reinauguração contou a presença do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho,  acompanhado da primeira-dama, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho Bombeiro. O evento teve também a participação de todo secretariado municipal, vereadores da cidade e de moradores do centro.

O aposentado Nélio Gomes, 92 anos, um dos mais antigos morador da localidade, avô do vereador Rodrigo Gomes, estava radiante com o progresso em seu bairro e disparou elogios. “O prefeito está de parabéns. A entrada da cidade e agora o viaduto mudaram o  aspecto do lugar, esquecido durante anos pela administração pública”, disse. Entusiasmado como ele, estava o comerciante Edson Cardoso, o popular Fumbão. Estabelecido no bairro há mais de 15 anos, ele ressaltou: “Aqui agora está cem por cento melhor. Esse prefeito está fazendo muito. O viaduto ficou maravilhoso”, festejou.

ASSUMIU RESPONSABILIDADE

Num breve discurso, depois de uma trégua da chuva, o prefeito Waguinho contou que uma vistoria técnica constatou que a estrutura do viaduto estava comprometida. Foi preciso interditá-lo para realizar obra de emergência. “Anunciamos imediatamente a licitação e demos início à obra. Não tinha tempo para procurar o responsável pela sua conservação, se era a Bayer ou o governo do Estado. A Prefeitura assumiu a responsabilidade e assim, foi feito um bem para a cidade. O viaduto agora é da Prefeitura e pode ser considerado como o melhor da Baixada Fluminense”, afirmou o prefeito, justificando em seguida a ausência do amigo, o estadual, Márcio Canella, que estava sob cuidados médicos.

O nome dado ao viaduto foi indicação do vereador Carlos Alberto dos Anjos Barros, o  Carlos Caneco, aprovada pelos vereadores. A lei foi sancionada pelo prefeito Waguinho. Carlos Pantera disputou eleição para vereador no município pelo PMDB, em 2016 e ficou como suplente com 1.513 votos. Era afigura conhecida na cidade. Faleceu em 20 de agosto do ano passado, aos 45 anos, vítima de uma aneurisma cerebral.

Emocionada, a viúva, Paloma Darc, ao lado do cunhado Luís Carlos, destacou que a homenagem era uma honra para toda a família. “Estamos felizes com a lembrança. Meu marido se dedicou e trabalhou muito por este município. Somos gratos ao prefeito, ao vereador Carlos Caneco e aos demais vereadores”, frisou. “A emoção é muito grande”, completou Ruan Campos, 20, filho mais velho.

O presidente da Câmara, Marcinho Bombeiro, e o vereador Rodrigo Gomes, também não pouparam elogios ao prefeito. Segundo eles, Waguinho já fez em um ano o que os prefeitos anteriores não conseguiram fazer durante seus mandatos. “A Câmara de Vereadores é grata ao que o prefeito vem fazendo por Belford Roxo. Não mede esforços para dar dignidade à população”, afirmou Bombeiro. “Fui criado no Guaraciaba. A gente sempre quis ver o bairro crescer e hoje já temos orgulho. O bairro está de cara nova”, acentuou Rodrigo Gomes.

MAIS MELHORIAS

Ao final do evento, que teve exposição e desfile de carros retrô, promovida pelo Clube de Carros Antigos de Belford Roxo, Waguinho anunciou novas obras no centro e na periferia da cidade. “Vamos triplicar a quantidade de obras na cidade em relação ao ano passado. Já iniciamos a reforma da Praça Eliaquim Batista e de todas as ruas do centro. A praça será totalmente revitalizada e ficará moderna e acessível a todos com opções de lazer. Vamos iniciar esta semana a Rua Circular e avançar para a fazer muito mais obras nos bairros da periferia”, avisou.

Segundo o prefeito, ele administrou o seu primeiro ano de governo com vinte milhões a menos do que o governo anterior. “Aqui não pensamos em crise. Trabalhamos com cinco milhões a menos na Educação e mesmo assim conseguimos fazer a melhor merenda, o melhor uniforme, reformar mais de 30 escolas, construir creches, pagar todos os salários dos professores, antecipar o salário de dezembro e pagar férias. Diante de tudo isso, ainda conseguimos ficar com sete milhões em caixa. Estamos finalizando as obras de reforma do Hospital Municipal e da Unidade Mista do Lote XV para inauguração em conjunto, bem breve”, adiantou Waguinho.