Belford Roxo busca humanizar atendimento nas unidades de saúde

Visando capacitar os funcionários das unidades de saúde de Belford Roxo, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realizou na última terça-feira (6), o treinamento “Humaniza SUS”. O evento que aconteceu na Fabel, contou com cerca de 100 funcionários administrativos da secretaria que participaram de palestras, dinâmicas de grupo e roda de conversa. O objetivo do treinamento foi fazer o acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Ministraram as palestras os enfermeiros Fábio Luiz Francisco e Gladison Sena e a coordenadora da ouvidoria da saúde, Ruth Rodrigues.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Américo Delmiro, durante os anos em que trabalhou na cidade, nunca viu tanta qualidade na área da saúde como agora. “O prefeito Waguinho e o secretário Vander Louzada estão realizando um excelente trabalho na reconstrução da saúde do município. Esse treinamento é um exemplo disso, onde funcionários das unidades de saúde aprendem a acolher os usuários com mais carinho e respeito, fortalecendo a relação do funcionário com o paciente”, disse o secretário.

De acordo com o responsável pelo Departamento do Trabalhador de Educação e Saúde, João Batista, o treinamento foi uma solicitação do governo municipal. “Nosso prefeito tem visitado as unidades e acompanhado os atendimentos, além disso ele se preocupa muito com a qualidade dos serviços prestados no município. Esse treinamento teve a finalidade de fazer com que os usuários das unidades de saúde sejam bem atendidos e tenham as informações que precisa”, informou João.

Profissionais qualificados

Os enfermeiros Fábio Luiz Francisco e Gladison Sena, falaram sobre o que foi abordado em suas palestras. “A intensão é focar nos problemas a serem resolvidos dos usuários. Muitas pessoas buscam por serviços nas unidades erradas e são descartadas pelos profissionais. Queremos reverter esse quadro para que as pessoas saiam dos locais bem informadas”, disse Fábio. “Esse treinamento vai fortalecer a rede de serviço e teremos profissionais mais qualificados para atender a demanda”, completou Gladison.

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria da Saúde do município, Ruth Rodrigues, os usuários podem estar entrando em contato com o setor para reclamações e tirarem dúvidas. “Recebemos muitas demandas sobre atendimento. Então, é preciso passar para os funcionários que principalmente ficam nas recepções e que trabalham diretamente com esses pacientes como deve ser o acolhimento, se colocando sempre no lugar do outro”, disse Ruth.

Para o diretor de Enfermagem, Jean Correa, parece fácil quando se fala em humanizar atendimento, mas não é bem assim. “Lidar com o público é difícil por se tratar de pessoas que podem estar estressadas e passando por problemas em certos momentos. São nesses momentos que elas precisam ser acolhidas e ouvir uma palavra amiga”, disse Jean. As amigas Cassilane Araújo e Bruna Moreira da UBS Manoel Batista de Almeida Filho, falaram sobre o aprendizado do treinamento. “É importante para aprendermos a acolher as pessoas. As vezes elas só precisam de atenção e carinho”, disseram.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support