Belford Roxo busca humanizar atendimento nas unidades de saúde

Visando capacitar os funcionários das unidades de saúde de Belford Roxo, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde realizou na última terça-feira (6), o treinamento “Humaniza SUS”. O evento que aconteceu na Fabel, contou com cerca de 100 funcionários administrativos da secretaria que participaram de palestras, dinâmicas de grupo e roda de conversa. O objetivo do treinamento foi fazer o acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Ministraram as palestras os enfermeiros Fábio Luiz Francisco e Gladison Sena e a coordenadora da ouvidoria da saúde, Ruth Rodrigues.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Américo Delmiro, durante os anos em que trabalhou na cidade, nunca viu tanta qualidade na área da saúde como agora. “O prefeito Waguinho e o secretário Vander Louzada estão realizando um excelente trabalho na reconstrução da saúde do município. Esse treinamento é um exemplo disso, onde funcionários das unidades de saúde aprendem a acolher os usuários com mais carinho e respeito, fortalecendo a relação do funcionário com o paciente”, disse o secretário.

De acordo com o responsável pelo Departamento do Trabalhador de Educação e Saúde, João Batista, o treinamento foi uma solicitação do governo municipal. “Nosso prefeito tem visitado as unidades e acompanhado os atendimentos, além disso ele se preocupa muito com a qualidade dos serviços prestados no município. Esse treinamento teve a finalidade de fazer com que os usuários das unidades de saúde sejam bem atendidos e tenham as informações que precisa”, informou João.

Profissionais qualificados

Os enfermeiros Fábio Luiz Francisco e Gladison Sena, falaram sobre o que foi abordado em suas palestras. “A intensão é focar nos problemas a serem resolvidos dos usuários. Muitas pessoas buscam por serviços nas unidades erradas e são descartadas pelos profissionais. Queremos reverter esse quadro para que as pessoas saiam dos locais bem informadas”, disse Fábio. “Esse treinamento vai fortalecer a rede de serviço e teremos profissionais mais qualificados para atender a demanda”, completou Gladison.

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria da Saúde do município, Ruth Rodrigues, os usuários podem estar entrando em contato com o setor para reclamações e tirarem dúvidas. “Recebemos muitas demandas sobre atendimento. Então, é preciso passar para os funcionários que principalmente ficam nas recepções e que trabalham diretamente com esses pacientes como deve ser o acolhimento, se colocando sempre no lugar do outro”, disse Ruth.

Para o diretor de Enfermagem, Jean Correa, parece fácil quando se fala em humanizar atendimento, mas não é bem assim. “Lidar com o público é difícil por se tratar de pessoas que podem estar estressadas e passando por problemas em certos momentos. São nesses momentos que elas precisam ser acolhidas e ouvir uma palavra amiga”, disse Jean. As amigas Cassilane Araújo e Bruna Moreira da UBS Manoel Batista de Almeida Filho, falaram sobre o aprendizado do treinamento. “É importante para aprendermos a acolher as pessoas. As vezes elas só precisam de atenção e carinho”, disseram.