Depois de 18 anos, Belford Roxo ganha sete creches

Depois de mais de 18 anos sem construir uma creche, a Prefeitura de Belford Roxo está mudando este quadro e já começou a construir a creche Geraldo Dias Fontes, em Heliópolis. Mais seis foram licitadas e as obras deverão começar ainda este ano. Com todas as unidades funcionando, a previsão é que serão abertas mais de mil vagas.  Atualmente, o município conta com 24 creches, sendo 18 próprias e seis conveniadas, atendendo 2.722 alunos de 1 a 3 anos. Este número sobe para seis mil quando engloba toda a educação infantil (de 1 a 5 anos).

O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, enfatizou que ao longo dos anos Belford Roxo município ficou abandonado, causando reflexos na educação. Segundo ele, o município vai licitar ainda mais 20 creches. “Há quase duas décadas não se construía uma creche em Belford Roxo. Encontramos um cenário ruim, mas estamos conseguindo sair desta situação. Nosso objetivo é dar tranquilidade às mães que saem para trabalhar e buscam uma vaga para o filho na creche. A educação é uma de nossas prioridades”, argumentou Waguinho, enfatizando que o objetivo é deixar as 27 creches prontas ainda este ano.

O secretário de Educação, Denis Macedo, frisou que a procura por creches é grande. Ele acredita que a construção das 27 creches irá oferecer um bom número de vagas. “Os governos anteriores não se preocuparam com a educação. O resultado é que encontramos um cenário difícil com poucas creches e escolas em péssimas condições. Precisamos trabalhar muito, e estamos trabalhando, para melhorar esta situação”, encerrou Denis Macedo.

Verba recuperada

Macedo acrescentou ainda que a administração passada assinou convênio com o Governo Federal para construir 17 creches pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), mas não conseguiu iniciar nenhuma obra e a verba teve que ser devolvida ao Governo Federal. “Com muito trabalho conseguimos recuperar recursos para três creches. As outras 14 o governo anterior perdeu todos os prazos e Belford Roxo acabou sendo prejudicado, pois poderíamos oferecer muito mais vagas”, disse Denis Macedo.

  A creche Geraldo Dias Fontes está situada em uma área de 250 metros quadrados. A unidade terá três andares, cinco salas de atividades, sala de repouso, sala multiuso, sala de professores, banheiros (sendo três adaptados para pessoas com deficiência), refeitório, lavanderia, pátio e plataforma elevatória, fraldário e lactário. Além da Geraldo Dias Fontes, a Prefeitura licitou mais seis creches nos seguintes bairros: Maringá, Bom Pastor, Andrade Araújo, São Bernardo, Outeiro e Vila Pauline. As três últimas fazem parte do Projeto Proinfância.

Veja também

Alunos plantam árvore na Praça de Heliópolis e levam sementes para cultiva em escolas

A Secretaria do Meio Ambiente de Belford Roxo levou na manhã desta sexta-feira (21) cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *