Ação Social leva Vestibular Cidadão ao Roncalli

O Projeto Cidadania em Ação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, marcou presença nesta quarta-feira (25) no bairro Sargento Roncalli, em Belford Roxo. Além de disponibilizar vários serviços gratuitos, uma novidade foi apresentada para quem passou por lá: o Vestibular Cidadão. Uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Castelo Branco possibilitou que moradores da região e adjacências pudessem se inscrever para a faculdade no Polo EDA (Ensino a Distância), fazer as provas e concorrer a bolsa de estudos de até 100 por cento do valor do curso escolhido, dependendo apenas, do próprio empenho. “Quem perdeu a oportunidade terá outras chances. O projeto acontece duas vezes por semana (quartas e sextas-feiras), percorrendo todos os bairros da cidade. O Vestibular Cidadão estará nos próximos eventos”, garantiu a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura.

Para ter acesso ao vestibular, basta apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência, CPF e ter concluído o Ensino Médio. As provas, 15 questões objetivas e uma redação, são feitas numa unidade móvel da Universidade. O candidato que não estiver preparado para o vestibular no mesmo dia da inscrição pode agendar para uma nova data. Os cursos disponíveis são: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Marketing. ”Quem fez o Enem em 2010 também tem descontos de acordo com a sua média. Aquele que conseguiu uma pontuação acima de 900 tem bolsa de 100 por cento e por isso, não precisará fazer as provas”, assegurou Thiago Simões, coordenador de Capacitação da Castelo Branco.

DE OLHO NO FUTURO

Casada e mãe das gêmeas Manuela e Mirela de cinco anos, Mariane Ferreira Martins Pires, 25, soube do Vestibular Cidadão pelas redes sociais da Prefeitura. “Aproveitei a ação social para conseguir isenção de segunda via da identidade e fiz a inscrição para o vestibular. É uma oportunidade única para ingressar no curso de Administração e realizar o meu sonho, em ter, futuramente, uma loja de produtos e serviços para mulheres. Essa parceria da Prefeitura com a Castelo Branco veio em boa hora, pois não teria como bancar integralmente o curso. E estudar em casa com ao lado do meu marido e das minhas filhas vai ser genial”, disse ela que agendou as provas para uma nova data.

Também antenado nas redes sociais da Prefeitura, o jovem Rodrigo Neves de Jesus, 21, não perdeu tempo e foi fazer a prova para a faculdade de Marketing. “A facilidade me atraiu. Sem dúvida, é uma ótima iniciativa da Prefeitura”, afirmou. Carla dos Santos Gonzaga Silviano, 31, disse que não teria como fazer uma faculdade no momento. “Se não fosse essa oportunidade que a Prefeitura está oferecendo eu teria que esperar mais um pouco. Vou Fazer a prova bem tranqüila para conseguir um bom desconto”, declarou a estudante que antes se vacinou contra a gripe e fez limpeza de pele gratuita na Cidadania em Ação.

Coordenador do Polo da Universidade Castelo Branco em Belford Roxo, que vai funcionar ao lado da UPA do bairro Bom Pastor, Renato Simões, anunciou que a parceria com a Prefeitura também vai beneficiar funcionários e seus familiares. “Todas as Universidades têm as bolsas filantrópicas e nós usamos assim. Nessa parceria firmada com o prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) os servidores e seus dependentes também terão  bolsas para aos cursos presenciais”, garantiu Renato, revelando ainda que no próximo evento terá teste vocacional para os interessados.