Prefeitura faz campanha de prevenção à IST no Dia dos Namorados

A Secretaria Executiva de Promoção e Proteção à Saúde de Belford Roxo promove na terça-feira 12/06), Dia dos Namorados, na Clínica da Mulher (Rua Lúcia s/n, Centro), a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). No local será feita distribuição de panfletos, folders e preservativos. Através de palestras, técnicos da Secretaria estarão orientando quem passar pelo local. No dia 13, a campanha será na feira de Areia Branca.

Belford Roxo tem atualmente cerca de 2.500 pacientes cadastrados no Programa Municipal IST/HIV/Aids. O ambulatório com Serviço de Atenção Especializada fica na Avenida Estrela Branca, 117, Santa Maria, onde são acompanhados todos os portadores do município

A porta de entrada para o tratamento de soros positivos se dá pelas testagens no próprio serviço ou usuário testados em outros serviços. As medicações são os Antirretrovirais e remédios para infecções oportunistas. Quanto às outras ISTs, além de serem tratadas na atenção básica e especializada, são acompanhadas também no ambulatório do município.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.  São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.