Belford Roxo promove 6ª Encontro de Técnicos do SUAS

Pedagogos, assistentes sociais, psicólogos entre outros profissionais, estiveram reunidos hoje (26) no VI Encontro de Técnicos de Referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o encontro aconteceu no auditório do Centro Universitário Uniabeu, no centro do município e contou com as presenças da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosana Francisco de Moura Correa; o secretário adjunto Diogo Bastos e também a assistente social, Eleuza Paixão, representante do Ministério do Desenvolvimento Social, que realizou palestras de capacitação durante o evento.

A Contextualização do Trabalho Intersetorial realizado pela comissão do Plano Decenal de Medidas Socioeducativas (MSE) foi o primeiro tema discutido entre os participantes, abordado pela diretora de proteção Social Especial e Membro da Comissão de Execução do Plano Decenal de MSE no município, Aureli Neves. Em seguida, Eleuza Paixão destacou o tema: O SUAS e o Desafio na Execução de MSE, A Importância da Interface dos Programas Intersetoriais na Execução da MSE Liberdade Assistida/PSC. Encerrando a capacitação dos profissionais, os participantes assistiram à palestra Realidade, Legalidade e Efetividade: Diálogos e Olhares sobre a Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, com o sociólogo Rodrigo Mattos, Técnico de Referência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I), mestre em Sociologia e Direito da UFF.

VISITA E ELOGIOS

Antes do evento, Eleuza Paixão visitou as dependências do Centro de Referência Especializado  de Assistência Social  (Creas II) Leonardo Targino do Carmo, no bairro Santa Amélia, em companhia da secretária Rosana Moura e Diogo Bastos. A assistente social disse ter ficado surpresa e admirada pela organização do espaço. “O cuidado, a organização e a identificação dos setores é muito importante para os usuários e aqui tem tudo isso. É um lugar muito acolhedor, sem dúvidas. Até a pessoa que usa cadeira de rodas tem acesso para chegar e sair bem. Parabéns a Belford Roxo”, elogiou.

Belford Roxo tem três Creas, 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado para população em situação de Rua (Centro Pop). Todos os Creas  com recepção, brinquedoteca, sala de coordenação, sala de atendimento individual, sala de equipe técnica, sala multiuso e banheiro adaptado. O trabalho visa o acompanhamento social das famílias que sofrem violações de direitos. Além do Ministério Público, o centro tem parceria com o Conselho Tutelar, Polícia Civil, Defensoria Pública e Polícia Militar.