Defensoria Pública inaugura sede em Belford Roxo

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) inaugurou as instalações de mais um novo núcleo, na última segunda-feira (9). A sede de Belford Roxo agora passa a reunir num mesmo endereço o atendimento de todos os órgãos da Defensoria Pública que atuam junto as 1ª e 2ª Varas Cíveis, 1ª e 2ª Varas Criminais, 2ª e 3ª Varas de Família, Vara da Infância, Juventude e Idoso. Além disso, começa a funcionar na nova unidade a Câmara de Resolução de Litígios de Saúde. O imóvel, localizado na Rua Manicoré, 102, bairro São Bernardo, foi cedido pela Prefeitura e totalmente reformado. O espaço conta com salas individuais para atendimento de cada órgão, banheiros adequados para pessoas com deficiência, sala de espera com aparelho de TV e um ambiente climatizado.

A Defensoria Pública é uma instituição que oferece, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica aos cidadãos que não possuem condições financeiras de pagar as despesas destes serviço. Além disso, promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável.  A instituição dispõe do número 129, que é uma linha gratuita para que a população possa buscar orientações de agendamentos, horários e demais assuntos. A sede de Belford Roxo da Defensoria Pública é a 17ª inaugurada nos últimos três anos no Estado.

Representando o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, o procurador geral do município, Ricardo Tonassi, destacou a parceria em prol da população. “Sabendo da importância que os serviços da Defensoria Pública tem para a população, já que muitas pessoas não tem dinheiro para pagar um advogado, o prefeito Waguinho não pensou duas vezes em fornecer este prédio para ser a sede de Belford Roxo. Agora os defensores terão mais conforto e agilidade no trabalho e a população mais qualidade no atendimento”, concluiu o procurador.

De acordo com o defensor público-geral, André Castro, a nova sede vai facilitar o atendimento para os assistidos, defensores, servidores e estagiários. “Saímos de um espaço menor para um amplo e melhor. Antes, os órgãos da Defensoria e a varas funcionavam dentro do Fórum e os núcleos atendiam em um pequeno espaço no bairro Santa Amélia. Agora estamos com todos os serviços em um único local, o que facilita, acima de tudo, o acesso da população juntamente com o conforto e agilidade” concluiu André.

Atendimento

A titular do Núcleo Cível e de Família, Samantha Castro, e a Defensora Pública titular da 1ª Vara Cívil, Paula Procopio, explicaram como funciona o atendimento na parte da manhã e à tarde. “Trabalhamos com os ofícios de gratuidade das 7h às 8h da manhã, e até as 11h com agendamentos presenciais. Já na parte da tarde, até umas 18h, é realizado o atendimento para aqueles que já tem processos nas Varas”, concluíram.

Participaram também da cerimônia de inauguração o coordenador geral do interior, Marcelo Leão, as defensoras e defensores em exercício da comarca de Belford Roxo, o 2º subdefensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco, a secretária geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Fernandes, os defensores da Ouvidoria, Odim Bonifácio e Viviane Aló e a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, Rafaela Jahar.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support