Belford Roxo debate Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Belford Roxo realizou o VII Encontro de Técnicos de Referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o encontro, que aconteceu na sede do Previde, reuniu técnicos e coordenadores para discutir sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).  A palestra foi proferida pela técnica de referência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Silvana Valle.  O encontro visa fortalecer o trabalho técnico dos profissionais do SUAS aprimorando os conceitos e buscando estratégias para intensificar a prática na execução dos serviços socioassistenciais diários. Os participantes receberam certificado de participação.

A palestrante discutiu três temas: o reordenamento e ações estratégicas, relação das Medidas Socieducativas (MSE) com o PETI e o Peti no CadÚnico. “É importante que os técnicos saibam reordenar o sistema, identificar e fazer um acompanhamento das crianças e adolescentes que estão sendo exploradas e vivendo em uma situação de risco. São várias medidas utilizadas para erradicar o trabalho infantil. As equipes de abordagem devem estar preparadas para acolher e buscar soluções em conjunto e implantar medidas socioseducativas. Uma delas é ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades como por exemplo, esportivas e culturais e também buscar parcerias com outros órgãos, como o Conselho Tutelar, Educação e Saúde”, enfatizou Silvana Valle.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, o prefeito Waguinho está empenhado em desenvolver uma política pública de qualidade. “Estamos capacitando nossos profissionais para melhor atender a população e para que eles executem os programas da assistência com qualidade”, disse a secretária.

O secretário adjunto da pasta, Diogo Bastos, disse que a gestão atual tem o compromisso com a qualificação profissional e a continuidade em capacitar, a fim da população ter um atendimento com eficácia. “É importante que os técnicos conheçam o reordenamento e as ações estratégicas do PETI, que começou a se iniciar em 2013, considerando os avanços da estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, explicou Diogo Bastos.

A secretária executiva de Assistência Social e Cidadania, Carla Fernandes, disse que o município está reordenando o serviço e fazendo um diagnóstico sobre a questão do trabalho infantil na cidade. “Desta forma, vamos implementar cada vez mais as políticas públicas a fim de combater e erradicar o trabalho infantil”, acrescentou Carla Fernandes.

Veja também

Professor de Belford Roxo é árbitro internacional de judô

O professor de educação física, Jeferson Vieira, tem um currículo esportivo de dar inveja. Árbitro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support