Belford Roxo debate Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Belford Roxo realizou o VII Encontro de Técnicos de Referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o encontro, que aconteceu na sede do Previde, reuniu técnicos e coordenadores para discutir sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).  A palestra foi proferida pela técnica de referência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Silvana Valle.  O encontro visa fortalecer o trabalho técnico dos profissionais do SUAS aprimorando os conceitos e buscando estratégias para intensificar a prática na execução dos serviços socioassistenciais diários. Os participantes receberam certificado de participação.

A palestrante discutiu três temas: o reordenamento e ações estratégicas, relação das Medidas Socieducativas (MSE) com o PETI e o Peti no CadÚnico. “É importante que os técnicos saibam reordenar o sistema, identificar e fazer um acompanhamento das crianças e adolescentes que estão sendo exploradas e vivendo em uma situação de risco. São várias medidas utilizadas para erradicar o trabalho infantil. As equipes de abordagem devem estar preparadas para acolher e buscar soluções em conjunto e implantar medidas socioseducativas. Uma delas é ocupar o tempo ocioso das crianças com atividades como por exemplo, esportivas e culturais e também buscar parcerias com outros órgãos, como o Conselho Tutelar, Educação e Saúde”, enfatizou Silvana Valle.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, o prefeito Waguinho está empenhado em desenvolver uma política pública de qualidade. “Estamos capacitando nossos profissionais para melhor atender a população e para que eles executem os programas da assistência com qualidade”, disse a secretária.

O secretário adjunto da pasta, Diogo Bastos, disse que a gestão atual tem o compromisso com a qualificação profissional e a continuidade em capacitar, a fim da população ter um atendimento com eficácia. “É importante que os técnicos conheçam o reordenamento e as ações estratégicas do PETI, que começou a se iniciar em 2013, considerando os avanços da estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, explicou Diogo Bastos.

A secretária executiva de Assistência Social e Cidadania, Carla Fernandes, disse que o município está reordenando o serviço e fazendo um diagnóstico sobre a questão do trabalho infantil na cidade. “Desta forma, vamos implementar cada vez mais as políticas públicas a fim de combater e erradicar o trabalho infantil”, acrescentou Carla Fernandes.