Belford Roxo começa a vacinar contra sarampo e poliomielite

Começou hoje (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. E até o dia 24, o município de Belford Roxo irá vacinar contra essas duas doenças. A Secretaria de Saúde, através da Secretaria-Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, distribuiu cerca de 16 mil doses da vacina por 23 unidades de saúde da cidade. Os posto funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O objetivo é de vacinar 95% do público alvo, que são crianças a partir de 1 ano de idade até menores de cinco anos, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola. O Dia D, de divulgação e mobilização nacional, vai acontecer em 18 de agosto, na Policlínica Heliópolis, que fica na Av. Monsenhor Solano Dantas de Menezes, 510, bairro Heliópolis, das 8h às 17h. É indispensável a presença da caderneta de vacinação.

A primeira dose da vacina (tríplice viral) é tomada aos 12 meses de vida e a proteção deve ser reforçada com a vacina tetraviral com 1 ano e 3 meses. Caso não tenha ocorrido a vacinação nessa faixa etária, ainda dá tempo. Até mesmo quem ainda não se imunizou deve receber duas doses da vacina. Uma dose da tríplice viral será administrada em pessoas de 30 a 49 anos que não tiveram proteção contra a doença. Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos (são aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos) não devem receber a dose.

Segundo o secretário de Saúde, Vander Louzada, é fundamental que os pais e responsáveis atualizem sempre a caderneta de vacinação das crianças. “Com essa epidemia que está assolando o nosso Estado, é importante que as cadernetas de vacinação das nossas crianças estejam atualizadas, pois a vacina é a única maneira de prevenção”, informou o secretário. Já o secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson Sarmento, recomenda que os adultos também atualizem suas cadernetas de vacinação. “É importante que os adultos também procurem os postos  participantes da campanha para se informar e vacinar”, ressaltou Robson.

Quem aproveitou o primeiro dia de campanha para vacinar seu filho, o pequeno Théo Henrique, de 2 anos e 5 meses, foi Priscila Miguel, 26, que acordou cedinho e garantiu a dose de Théo. “Em meio a essa epidemia, a preocupação se torna cada vez maior. Então é bom sempre se prevenir, ainda mais se tratando de crianças. Hoje, meu filho tomou a segunda dose da vacina contra o sarampo e já está prevenido contra a doença”, disse Priscila, orgulhosa do pequeno Théo que não chorou ao receber a dose de vacina na Policlínica Neuza Brizola, no Centro.

As unidades de saúdes de Belford Roxo que estarão ofertando as vacinas da campanha são:

Regional Centro

 

1-    Policlínica Neuza Goulart Brizola

2-    ESF. Onofre Aniceto

3-    ESF. Bom Pastor I e II

4-    ESF. Bom Pastor III e IV

Regional Santa Maria

5-    Policlínica Pastor Antonino de Oliveira

6-    UBS. Antônio Francisco Ribeiro

7-    UBS. Manoel Batista A.F.

8-    UBS. Jacira Pinto Leal

9-    ESF.  Xavantes I e II

10- ESF. Xavantes III e IV

Regional Heliópolis

11- Policlínica Heliópolis

12- ESF. São Luiz

13- UBS. Bela vista

14- Policlínica Nova Aurora

Regional Parque Amorim

15- Policlínica Parque Amorim

16- ESF. Jardim Ipê

17- ESF. Ererê

18- UBS. sargento Roncalli

Regional Parque São José

 

19- Policlínica Parque São José

20- ESF. Parque são José

21- UBS. Orlando Pinto Salles

22- ESF. Esperança

23- UBS. Santa Marta

Veja também

Belford Roxo promove o VIII Encontro dos Técnicos do SUAS

Pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais de Belford Roxo, participaram nesta quinta-feira (16) do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *