Belford Roxo pronto para o Dia D contra sarampo e poliomielite

A campanha vai acontecer no próximo sábado (18)

Belford Roxo já está preparado para o Dia D de Divulgação e Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite, que vai acontecer no próximo sábado, dia 18. O Dia D será das 8h às 17h, em 22 postos do município.  A abertura vai acontecer na Policlínica Heliópolis, na Avenida Monsenhor Solano Dantas de Menezes 510, Bairro Heliópolis, às 8h. É indispensável a apresentação da caderneta de vacinação.  Desde quando iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra essas doenças, no último dia 6 de agosto, Belford Roxo já imunizou 2.073 crianças contra poliomielite com cobertura de 7,71% e 2.053 crianças contra sarampo com total de 7,64% de cobertura vacinal.

O objetivo da Secretaria de Saúde e da Secretaria-Executiva de Proteção à Saúde é imunizar  até o fim da campanha, no dia 31 de agosto, um total 26.876 crianças de 1 ano a menores de 5 anoscontribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.  A primeira dose da vacina (tríplice viral) é tomada aos 12 meses de vida e a proteção deve ser reforçada com a vacina tetraviral com 1 ano e 3 meses.

Caso não tenha ocorrido a vacinação nessa faixa etária, ainda dá tempo. Até mesmo quem ainda não se imunizou deve receber duas doses da vacina. Uma dose da tríplice viral será administrada em pessoas de 30 a 49 anos que não tiveram proteção contra a doença. Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos (são aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos) não devem receber a dose.

O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, faz um alerta para a população para que não deixem de ir aos postos de vacinação. “Não podemos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem. A vacina é a única maneira de prevenção”, frisou o prefeito.  “A campanha é de suma importância e tem o objetivo de reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo. É importante que os pais e responsáveis não deixem de levar seus filhos aos postos”, disse o secretário Municipal de Saúde, Vander Louzada.

Segundo o secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson Sarmento é fundamental que os pais e responsáveis atualizem sempre a caderneta de vacinação das crianças e os adultos também procurem um posto de vacinação.

As unidades de saúdes de Belford Roxo que estarão ofertando as vacinas são:

1-           Policlínica Neuza G. Brizola

2 – ESF. Onofre Aniceto