Belford Roxo vai ganhar um Castra Móvel

Belford Roxo vai ganhar um “castra móvel” –  veículo itinerante adaptado para a castração gratuita de animais domésticos. A unidade móvel visa ajudar no controle populacional de cães e gatos na cidade.  Além disso, o Castra Móvel tem o objetivo de conscientizar a população sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública e vai contar também com campanhas de conscientização. O projeto de lei de número 1583 de 9 de agosto, foi aprovado pela Câmara Municipal e publicado no Diário Oficial, sendo previsto para ser colocado em prática, em outubro próximo, pela Secretaria Municipal de Proteção aos Animais.  O programa vai atender à população carente que não tem condições de levar seu bichinho até uma clínica particular. O projeto está em fase de licitação.

De acordo com o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, a população de animais na cidade é grande. “Sabemos que muitos animais ficam soltos e acabam procriando causando abandono, atropelamentos e doenças como zoonoses. Este projeto vai ajudar com esta situação”, enfatizou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Proteção aos Animais, Antonio Rubem Medeiros Junior, o Tuninho Medeiros, o castra móvel circulará por comunidades carentes do município com mesas de cirurgia, materiais cirúrgicos e outros equipamentos indispensáveis à sua execução. “O veículo terá apoio de um cirurgião, anestesista, assistente, motorista e seminarista. Cabe ao veterinário avaliar o animal antes de decidir a realização da cirurgia”, explicou o secretário.

Segundo a secretária executiva da Secretaria de Proteção aos Animais, Fernanda Vieira da Silva, o projeto é de suma importância pois vai ajudar a população de baixa renda, que não tem condições de levar seus animais ao veterinário. “Em 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  a população de Belford Roxo está estimada em 495.783 habitantes, e tem cerca de 155 mil domicílios, o que nos leva ao número de 54.227 cães e 19.522 gatos tutelados. Ainda não temos um levantamento do número de animais errantes. A meta é a castração de 70 animais por semana”, disse Fernanda.

Belford Roxo promove mais um evento de conscientização sobre o Outubro Rosa

A Prefeitura, através da Secretária de Saúde e da Secretaria Executiva de Atenção Básica de …

1. Patrícia Santos Venancio

Acho a iniciativa ótima, temos que conscientizar a população e mais ainda diminuir os mal tratos aos animais. Isso é horrível, sou defensora desses bichinhos com orgulho, tenho cachorros e um gato, trato como filhos, tenho um imenso carinho por eles. E acho que a ação deve ocorrer o mais rápido possível, não consigo ver cavalos e cachorros e gatos e outros animais sendo mal tratados e mortos. Parabens pela iniciativa e contem comigo. Um grande abraço.

• A Secretaria de proteção animal existe no papel há 18 meses e nunca cuidou de um animal sequer. Após várias denúncias nas mídias sociais, tendo vereador como secretário que nunca fez nada desde que assumiu a secretaria, tem funcionário fantasma chamado Wilson Martins Coutinho, nomeado como subsecretário com salário de R$ 4.000,00 e que nunca exerceu o cargo dele desde que assumiu em dezembro de 2018, mas mensalmente está recebendo o salário dele.
      Agora com várias denúncias, vem com a conversa de criar um castramóvel (justamente no ano de eleição onde a primeira dama Daniela Carneiro é candidata a deputada federal) e beneficiar 70 animais por semana.

Porque não o fizeram há 18 meses atrás quando criaram a secretaria? Porque durante 18 meses a secretaria não fez absolutamente nada pelos animais de Belford Roxo e de repente este interesse todo?

2. Acho otimo. preciso pro meu cachorro. Parabens ao prefeito Vaquinho.

3. Qual é a idade do animal q pode ser castrado após desmaiar?

4. A Secretaria de proteção animal existe no papel há 18 meses e nunca cuidou de um animal sequer. Após várias denúncias nas mídias sociais, tendo vereador como secretário que nunca fez nada desde que assumiu a secretaria, tem funcionário fantasma chamado Wilson Martins Coutinho, nomeado como subsecretário com salário de R$ 4.000,00 e que nunca exerceu o cargo dele desde que assumiu em dezembro de 2018, mas mensalmente está recebendo o salário dele.

5. Bom dia, sou aluno de medicina veterinária e tenho condições de ajudar nas cirurgias, se precisar pode entrar em contato!

6. ola boa tarde!
    Iniciativa extremamente significante considerando uma populaçao de 75 mil animais espostos aos abusos procedentes de infinitas origens.
    Sabendo que: as dificudades sao extremas mas vale ressaltar a iniviativa e estendo algumas sugestoes:
    Que seja permanente por decreto e com porcentagem na receita do municipio.
    E que se extenda para o cuidado da saude do animal sejam eles quais forem, por parceirias com Facildades ou padrinhos.
    Assim como a moradora Patricia Venancio me coloco a disposiçao.
    Parabens

7. Sensacionall, parabéns prefeito Waguinho!!! Onde ficará localizade o Castra Móvel, pois não tenho condições castrar a minha cachorra numa clínica particular.. Gostaria de saber onde e quando para eu poder levar minha cachorra. Desde já agradeço, Ana Paula.

8. Aguardando, para fazer nos meus bichinhos.

9. O que tenho que fazer para castra meus animais? onde tenho que ir ? E onde vai esta esse onibus vem para vila pauline

10. Acho excelente.
    Quando estiver ver próximo de S Maria ,S Bernardo ou Baby me avise