Projeto Espaço Cidadão e oficinas inclusivas beneficia mais de cem pessoas

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira (13), na Uniabeu, a formatura do curso Espaço Cidadão e das oficinas de inclusão produtiva dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O evento é feito em parceria com o Instituto da Criança e beneficiou um total de 117 formandos, sendo 33 da Associação Brasileira de Reabilitação e Assistência aos Cegos e Surdos (Abraces) e Lar Escola São Judas Tadeu e 84 das Oficinas de Inclusão Produtiva dos Cras Santa Marta, Wona, Sargento Roncalli, Lote XV e Babi/API. Todos receberam certificado.

Desde 2017, o Espaço Cidadão já beneficiou mais de 500 pessoas no município e já formou mais de 300 usuários referenciados nos Cras que estão inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e/ou em acompanhamento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do município. O projeto visa o fortalecimento do convívio comunitário e social dos usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Os participantes tiveram noções sobre diversos temas como família, meio ambiente, economia doméstica, cidadania, empreendedorismo, planejamento familiar e sexualidade e vão atuar como agentes multiplicadores em suas comunidades. Em 13 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 15 mil pessoas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, disse que é muito gratificante ter esta parceria com o Instituto da Criança. “O governo está comprometido em contribuir para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida para os usuários”, frisou. Segundo o secretário adjunto da pasta, Diogo Bastos, o objetivo é ampliar cada vez mais as parcerias para que os usuários tenham acesso ao maior número de políticas públicas de qualidade. “O curso é de grande importância na vida de nossos usuários que tem chances de elevar a autoestima e ainda conseguir uma fonte de renda extra”, explicou.

Representante dos instrutores Valéria Reis agradeceu a oportunidade e pediu aos usuários para que levem os ensinamentos aprendidos para o seu dia a dia. Rodrigo Silva, do Instituto da Criança, parabenizou o município pelo comprometimento com seus usuários. “Estamos muito contentes com esta parceria. Desde a sua fundação, o instituto já beneficiou mais de 15 mil pessoas com suas oficinas. Queremos contribuir ainda mais”, disse Rodrigo.

Neilho Ribeiro da Silva, integrante da Abraces, definiu o momento vivido “Gratidão”. Outro formando, Carlos Antônio, ficou contente em receber o certificado de participação do curso. “Aprendi bastante, fiz amigos e vou levar os ensinamentos para o meu dia a dia”, enfatizou.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support