Clínica da mulher abre campanha sobre Outubro Rosa em Belford Roxo

Quem procurou atendimento médico, na manhã de hoje (5), na Clínica da Mulher, na Avenida Benjamim Pinto Dias, centro de Belford Roxo, teve a oportunidade de participar da abertura da Campanha Outubro Rosa na cidade, alusiva a prevenção ao câncer de mama. Até o final do mês, todas as unidades de saúde do município estarão intensificando a realização de exames preventivos.

A recepção da Clínica da Mulher está decorada com flores rosa e as atendentes usam roupas e laço de fita da mesma cor. Um bolo confeitado com glacê rosa e frutas variadas foram servidos aos pacientes. A coordenadora do Programa Municipal IST/AIV/AIDS E Hepatites virais, Zenaide Cadette palestrou no saguão de entrada da clínica, alertando sobre a importância da realização de exames para evitar o câncer. Com um discurso simples e sem usar microfone, Zenaide abordou ainda doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e HPV. Estagiários de técnica de enfermagem do Curso Mova, coordenados por Luciene Almeida, participaram do evento prestando atendimento voluntário.

“Estamos abrindo a campanha hoje na cidade e vamos deixá-la bem forte em todas as unidades de saúde, disponibilizando e estimulando a realização de exames que possam prevenir”, disse o secretário Executivo de Atenção à Saúde, Fabio Nunes Saraiva, que representou o secretário municipal de Saúde, Vander Louzada. Vibrante com o início da campanha, a secretária municipal da Mulher, Fabiane Carneiro, afirmou estar feliz com o evento. “A Clínica da Mulher tem uma movimentação muito grande de mulheres (cerca de 600 atendimentos diariamente) e a campanha começando aqui é muito satisfatório”, destacou Fabiane que estava em companhia da secretária-adjunta, Marlene Lima, a Rosinha.

EMOÇÃO E LÁGRIMAS

A dona de casa, Maria José Pontes Pereira, 52 anos, não conseguiu segurar a emoção e tampouco conter as lágrimas. Ela chorou durante a palestra da doutora Zenaide Cadette. “Tenho oito irmãs e cinco tem câncer de mama. Há sete dias enterrei uma delas, que não conseguiu vencer a doença. Essa palestra é excelente e toca no coração da gente. Não podemos deixar de nos cuidar e a melhor maneira é fazendo o exame. Eu faço de seis em seis meses por causa desse histórico familiar”, revelou.

Neide Milepp, 52, depois de ser consultada pelo cardiologista, parou para assistir a palestra. “O que está acontecendo aqui é bom demais. Graças ao autoexame, procurei um médico e constatei um nódulo na mama. Mas graças a Deus não era maligno. Me tratei e hoje não tenho nada, mas não abro mão do exame que faço anualmente”, afirmou.

O Movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 com objetivo de estimular a participação popular, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mana e do colo do útero. A campanha se intensificou e atualmente é desenvolvida em vários países.

Veja também

Belford Roxo promove mais um evento de conscientização sobre o Outubro Rosa

A Prefeitura, através da Secretária de Saúde e da Secretaria Executiva de Atenção Básica de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *