Semasc promove evento sobre Outubro Rosa

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma roda de debates em alusão ao Outubro Rosa, evento destinado a campanhas de conscientização à prevenção do Câncer de Mama em várias cidades do mundo. O encontro, que aconteceu no auditório II da Uniabeu, centro do município, teve como palestrante principal a delegada Daniele Amorim, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

O secretário adjunto da Semasc, Diogo Bastos, abriu o evento que destacou o tema: Outubro Rosa, ações de prevenção e conscientização da saúde da mulher e sua autoestima. Segundo ele, a secretaria estará sempre empenhada em massificar a informação quando o assunto for de interesse público. “O câncer de mama não é só um problema que atinge a mulher. O homem também tem que estar atento e bem informado para se cuidar e cuidar de quem estiver ao seu lado”, disse.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Durante a palestra a delegada Daniele fez referências à violência doméstica. Didaticamente, explicou ao público presente, formado por assistentes sociais, psicólogas, pedagogas e agentes sociais que atuam nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) as várias formas de agressão à mulher. Segundo a policial, além da violência física, a violência psicológica, a violência moral e a violência patrimonial, todas previstas na Lei Maria da Penha, também agridem de forma marcante e podem gerar doenças, entre elas o câncer. “Denunciar é o melhor caminho”, avisa.

A enfermeira Elair Quadros, a assistente social, Vania Nascimento e a psicóloga Renata Góes, ambas da Clínica da Mulher, também palestraram e tiraram dúvidas sobre os sintomas do câncer de mama, a importância do autoexame e direitos previstos para mulheres acometidas pela doença. No final, todas as pessoas presentes receberam certificado de participação no evento e ficaram informadas que a Clínica da Mulher, localizada na Rua Lucia, Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Clínica da Mulher atende em 10 especialidades como dermatologia, ginecologia, mastologia, nutrição, clínica geral, pediatria, pediatria para anemia falciforme, psicologia, auriculoterapia, fisioterapia oncológica, assistência social e mamografia. Lá também será possível participar do Programa do Leite, planejamento familiar, além de realizar exames de pré-natal, preventivo, ultrassonografia e transvaginal.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support