Fiocruz leva atividades de saúde a alunos de Belford Roxo

O município de Belford Roxo recebeu, pela primeira vez, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o programa IOC + escolas (unidade da Fiocruz onde os pesquisadores vão até as escolas conversar com os alunos) nesta terça-feira (16), no Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles, Centro. Alunos da educação infantil e ensino fundamental participaram de atividades de promoção à saúde, além de terem tido a oportunidade de uma vivência na vida científica.

Em uma das salas havia um banner explicativo sobre os mitos da pediculose (doença parasitária causada por piolhos) e a importância do tratamento. Além disso, foi apresentada para os alunos uma boneca com a pediculose, para que eles visualizassem como é uma criança com piolho. Depois disso, as crianças cataram os piolhos, votaram em um nome para a boneca e perceberam a emoção da boneca após o tratamento da doença. Ainda na mesma sala, as crianças tiveram atividade lúdica de pintura com tinta para reconhecimento do inseto que causa a doença. Em outra sala, os alunos tiveram acesso a uma exposição de insetos transmissores de doenças como, roedores, pulga e carrapatos e puderam ver de perto nos microscópios e lupa esses animais.

A equipe de pesquisadores foi formada pela médica Elba Lemos, Cristiane Emanuel, Patrícia Sequeira e Suelen Soares, que também faz parte do segmento da educação infantil na Secretaria Municipal de Educação. “É importante que desde pequenas as crianças saibam que podem e como se prevenir e cuidar dessas doenças, pedindo ajuda aos pais. E agora no verão, as epidemias se agravam. A pediculose, que é mais comum em crianças, é algo que precisa ser cuidado e discutido com elas”, informou Suelen. “Esse é um problema de todos e é importante que os professores também ajudem nos cuidados aos alunos. É de extrema importância que essas informações sejam repassadas à população”, concluiu Elba.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support