Fiocruz leva atividades de saúde a alunos de Belford Roxo

O município de Belford Roxo recebeu, pela primeira vez, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o programa IOC + escolas (unidade da Fiocruz onde os pesquisadores vão até as escolas conversar com os alunos) nesta terça-feira (16), no Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles, Centro. Alunos da educação infantil e ensino fundamental participaram de atividades de promoção à saúde, além de terem tido a oportunidade de uma vivência na vida científica.

Em uma das salas havia um banner explicativo sobre os mitos da pediculose (doença parasitária causada por piolhos) e a importância do tratamento. Além disso, foi apresentada para os alunos uma boneca com a pediculose, para que eles visualizassem como é uma criança com piolho. Depois disso, as crianças cataram os piolhos, votaram em um nome para a boneca e perceberam a emoção da boneca após o tratamento da doença. Ainda na mesma sala, as crianças tiveram atividade lúdica de pintura com tinta para reconhecimento do inseto que causa a doença. Em outra sala, os alunos tiveram acesso a uma exposição de insetos transmissores de doenças como, roedores, pulga e carrapatos e puderam ver de perto nos microscópios e lupa esses animais.

A equipe de pesquisadores foi formada pela médica Elba Lemos, Cristiane Emanuel, Patrícia Sequeira e Suelen Soares, que também faz parte do segmento da educação infantil na Secretaria Municipal de Educação. “É importante que desde pequenas as crianças saibam que podem e como se prevenir e cuidar dessas doenças, pedindo ajuda aos pais. E agora no verão, as epidemias se agravam. A pediculose, que é mais comum em crianças, é algo que precisa ser cuidado e discutido com elas”, informou Suelen. “Esse é um problema de todos e é importante que os professores também ajudem nos cuidados aos alunos. É de extrema importância que essas informações sejam repassadas à população”, concluiu Elba.