Belford Roxo participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Economia Criativa

Belford Roxo foi o palco de diversas atividades do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O evento foi alusivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e buscou a inclusão da Baixada Fluminense em torno de temas sobre ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a inovação. Uma das atividades aconteceu na Praça de Heliópolis e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Guarda Municipal. O objetivo foi proporcionar à população um contato mais próximo com professores e convidados, auxiliando na disseminação da informação e da tecnologia, despertando o interesse, especialmente dos jovens, sobre o tema.

Entre os presentes, a professora de Inglês Alda Maria Coimbra; o professor de Empreendedorismo, Estevão Leite e o professor de Designer, Raphael Argento, todos do IFRJ, além da equipe da Secretaria Municipal de Turismo, que foi representada pela secretária executiva Hisolda Rodrigues e pelas assessoras técnicas Silei Benvindo e Nathália Lyra. Na ocasião foram ministradas palestras sobre Finanças Pessoais e Noções de Inglês.

Segundo Hisolda Rodrigues, é muito importante desenvolver ações envolvendo Prefeitura, sociedade civil e setores acadêmicos a fim de empoderar o cidadão através do conhecimento. “É uma forma de combater as desigualdades e construir um futuro melhor para a nossa população”, disse Hisolda.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Governo Federal em 2004, através de decreto, sendo um dos instrumentos mais importantes para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) esta ação é realizada em parceria com secretarias estaduais e municipais, além de instituições de ensino e pesquisa, escolas, empresas e outros órgãos.