Prefeitura promove curso de Levantamento de Peso Olímpico

A Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo promoveu, neste fim de semana, o 12º Curso do projeto Jornada do Conhecimento. Nesta etapa, o projeto ressaltou o tema “Levantamento de Peso Olímpico (LPO)”. O curso de capacitação foi realizado em parceria com a academia Team Fitness e contou com a presença do professor Jorge Califrer – uma das referências do Levantamento de Peso Olímpico no país e no mundo. O professor falou sobre sua trajetória no esporte e trocou informações e conhecimentos com os alunos.

O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, destacou a relevância de eventos como este para o crescimento do esporte na cidade. “Essa troca de informações é essencial tanto para nossa equipe, como para os participantes. Agradecemos a presença do professor Jorge Califrer e sua contribuição para o projeto”, enfatizou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, a Jornada do Conhecimento tem o objetivo de qualificar as pessoas. “Desta vez fizemos uma parceria com a academia Team Fitness, que prestou toda a estrutura necessária para a realização do curso”, disse.

Mitos e trajetória

“O professor é um dos principais representantes da modalidade de Levantamento de Peso Olímpico, por conta do Crossfit, a modalidade que se popularizou no país. A busca pelo conhecimento tem sido grande e, neste sentido, o projeto cumpre mais uma vez o seu papel de se conectar com os anseios da categoria”, enfatizou o secretário-executivo de Esporet e Lazer, Maurício Fidélis.

Jorge Califrer ressaltou que ficou muito contente com o convite. “O espaço e a turma foram diferenciados. Hoje existem vários mitos a respeito da execução dos movimentos desta modalidade, que é uma das mais completas e que serve como parte do treinamento de tantas outras. Falei um pouco da trajetória do esporte, onde fui campeão brasileiro em 1986, trabalhei nos jogos olímpicos de 2016, e hoje tenho pontuação no ranking para ser árbitro internacional. Tenho orgulho também dos meus filhos, que são atletas da modalidade”, frisou.

Emerson Borges, da Team Fitness, acrescentou que a academia tem atuado frequentemente em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo. “O diálogo entre o setor público e privado é importante, pois promove ações como essa. Hoje o Levantamento de Peso Olímpico está crescendo nas academias, mas demanda de investimento em equipamentos e em profissionais qualificados. Para a gente é uma honra sediar a Jornada do Conhecimento, assim como receber o professor Jorge Califrer em nosso espaço. Hoje a academia é uma das que mais cresce no município”, acrescentou.