Cultura de Belford Roxo terá o mês inteiro de comemoração

Para a Prefeitura de Belford Roxo o Dia Nacional da Cultura será comemorado durante todo o mês de novembro e sábado (3/11) foi o dia de dar o play nas atividades. A Casa da Cultura recebeu um dia inteiro de teatro, dança, literatura, feira de artesanato, exposição de quadros, aula de zumba, jongo, capoeira, apresentação de diversos artistas do município e o lançamento cinematográfico de Insanos – o filme. Tais eventos foram abertos ao público gratuitamente e continuarão sendo realizados até o fim do mês.

“A cultura forma a consciência crítica do cidadão e o poder de interpretação. Só dessa maneira a gente consegue transformar a realidade do município”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Charlene Freire.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Maurício Piu, relatou que o governo atual tem dado uma atenção especial para as manifestações culturais. “Para mim está sendo maravilhoso, porque a gente tem uma visão diferente de tudo o que via anteriormente. Antes não tínhamos a possibilidade de construir nada e hoje a gente já tem aqui inúmeros pontos de cultura, sendo muito valores agregados”, comentou Maurício.

O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) levou a exposição do Projeto de Estados do Patrimônio Cultural Imaterial – Arco Metropolitano. A mostra é resultado de um trabalho arqueológico realizado nas regiões de Itaguaí até Duque de Caxias. O técnico em Arqueologia José Neto, um dos atuantes no projeto, apresentou o trabalho no local. O IAB realizará a exposição durante todo novembro.

(Os idealizadores do prêmio cultural Destaque Baixada, Anna Carvalho Diamante e Rafael Diamante, aproveitaram o evento para entrevistar e conhecer os candidatos ao prêmio da 4ª edição, que acontecerá em 2019. “O que nos interessa realmente é a ação cultural, social ou esportiva que o indivíduo está realizando naquele momento na Baixada Fluminense para que possamos levar esse artista para fora de seu município”, comentou Rafael. Ao longo dos três anos de prêmio, 80 ativistas foram contemplados. “Na verdade o talento é todo deles, a gente só potencializa”, enfatizou Anna.

O evento que marcou o início da festividade cultural foi encerrado com chave de ouro, com o lançamento do Insanos- o filme. O longa-metragem de suspense foi gravado quase todo em Belford Roxo, com cenas na própria Casa da Cultura. O diretor Joni Bigoo mostrou satisfação de ter o filme exibido em um dia especial.

As mostras e peças teatrais estão disponíveis para a população na Casa da Cultura, que fica na Avenida Bob Kennedy, s/n, bairro Nova Piam.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support