Belford Roxo abre matrículas nas escolas municipais

Estão abertas as matrículas para novos estudantes na rede municipal de ensino de Belford Roxo para o ano letivo de 2019. Atualmente, o município conta com 76 escolas da rede, incluindo as creches. São cerca de 40 mil alunos matriculados em 2018. A projeção da Secretaria Municipal de Educação é que em 2019 sejam criadas aproximadamente 10 mil vagas.

O secretário de Educação, Denis Macedo, informou que o município trabalha para atender a crescente procura por vagas na rede municipal. “Estamos fazendo todo um planejamento cuidadoso para que nenhuma criança fique fora da escola”, disse. De acordo com o diretor de Ensino da Secretaria de Educação, Moisés Silva, estão sendo feitas reuniões com a direção das unidades escolares com o Departamento de Ensino. “A intenção é fazer uma projeção de turmas para o ano letivo de 2019, com o objetivo de aumentar o número de novas vagas”, explicou o diretor.

Até o próximo dia 9, sexta-feira, está acontecendo a matrícula preferencial para a Educação Especial (estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação). Lembrando que a matrícula deste segmento pode ser efetivada a qualquer época.

Para a Educação Infantil (creche e pré-escola), a pré-matrícula é feita através do cadastro único, seguindo os critérios da Portaria Matrícula 2019. A inscrição no Cadastro único pode ser feita no período de 9 a 21 de novembro, em qualquer Unidade Escolar da Rede Municipal de Ensino. No dia 21 de dezembro, acontece a divulgação da lista dos contemplados na educação infantil.

As matrículas novas na rede (novos estudantes) para o ensino fundamental 1º ao 9º ano de escolaridade e educação de jovens e adultos, será diretamente na unidade escolar pretendida, acontecerá no período de 17 de dezembro a 31 de janeiro de 2019.

Para mais esclarecimentos os interessados podem procurar qualquer unidade escolar da rede municipal de ensino ou a Secretaria Municipal de Educação através dos e-mails: centraldematriculassemdebr@gmail.com ou ensinosemedbr@gmail.com. A Secretaria de Educação fica Avenida Benjamin Pinto Dias, 610, 4º andar, Centro. Telefone 2662-0086.

Documentação para efetivação de novas matrículas:

Para efetivação da matrícula, os pais e responsáveis devem ir a qualquer unidade da rede, levando os seguintes documentos:

– cópia da certidão de nascimento ou certidão de casamento ou RG do estudante,

– histórico escolar ou declaração, no qual deverá constar o ano de escolaridade em que o aluno irá cursar,

– cópia do comprovante de residência

– cópia do RG e CPF do responsável,

– telefone de contato,

– 03 (três) fotos 3×4 recentes,

– cópia do comprovante do tipo sanguíneo,

– cópia do laudo médico para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,

– cópia da carteira de vacinação (educação infantil e 1º segmento),

– atestado médico para prática de educação física,

– comprovação da regularidade com o Serviço Militar (sexo masculino- maior de 18 anos),

– cópia do cartão do Programa Bolsa Família (NIS), quando for o caso,

– laudo médico (original) do estudante que no ato da inscrição declarou-se pessoa com deficiência.