Belford Roxo faz campanha contra o câncer de próstata

Para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde, está engajada na campanha do Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata. Além da cor azul, há também o símbolo do bigode. A Unidade de Saúde da Família (USF) Sá Rego, na Vila São Luiz, realizou uma palestra com os pacientes e a população para alertar sobre a doença e sobre a importância da prevenção.

O público, formado em sua maioria por homens, assistiu a uma palestra sobre o assunto do médico Alexandre Migliani de Castro e ainda recebeu os cuidados necessários sobre a doença. De acordo com o médico, o câncer de próstata é a segunda maior causa da morte no Brasil, seguida pelo câncer de pele. “A prevenção se faz importante e é recomendado que os homens comecem a fazer o exame a partir dos 45 anos. Quanto mais rápido for descoberto a doença, maiores são as chances de cura”, disse o médico.

O administrador da USF, Lúcio Mauro da Silva, o Garrincha, informou que durante todo o mês de novembro a unidade estará atendendo os pacientes e tirando dúvidas sobre o câncer de próstata. “É importante que os homens façam a prevenção e procurem o posto de saúde mais próximo de casa”, frisou.

Fábio Paúra, representante da unidade de saúde, acrescentou que apesar de todas as campanhas, o preconceito ainda existe. “Geralmente os homens não gostam de ir ao médico e ainda mais tratar desta doença. Temos que mudar este quadro. A prevenção é muito importante”, disse.

Luiz Carlos de Oliveira, 65 anos, assistiu a palestra e disse que os homens tem que levar a saúde a sério. “A prevenção e informação são essenciais para evitar danos sérios à saúde do corpo e da alma”, acrescentou.

A USF Sá Rego foi reinaugurada em setembro passado e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua 8 de Dezembro, Vila São Luiz- Heliópolis. A unidade conta com os serviços como Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educador Físico, Nutricionista, Preventivo, Pré-natal e vacina.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Bons hábitos, a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobre em gorduras são importantes para a prevenção da doença. O diagnóstico do câncer de próstata só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o ainda temido exame de toque.

Veja também

Danilo Caymmi interpreta seus sucessos na Casa da Cultura de Belford Roxo

Bahia cantada em verso e prosa. Assim foi marcada a segunda-feira do público na Casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support