Home / Sem categoria / Prefeitura oferece curso de defesa pessoal para mulheres

Prefeitura oferece curso de defesa pessoal para mulheres

A Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo promoveu a quarta edição do projeto “Mulheres em Ação”. O curso, de defesa pessoal, aconteceu no galpão do Demir, no bairro Novo Eldorado, e reuniu mais de 50 mulheres que foram em busca do aprendizado a se defenderem de uma possível agressão. Além disso, o curso trabalha o empoderamento feminino (ação que consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos) e a autoconfiança. Além de aprender algumas técnicas de defesa pessoal com o professor Jeferson Vieira, secretário-executivo da pasta, as participantes assistiram a uma palestra com a pedagoga Graça Santos que tratou de vários temas, como a violência contra mulher.

Segundo Jeferson Vieira, a intenção do projeto é fazer do esporte um agente de transformação social. “Juntamente com a defesa pessoal, procuramos ajudar as mulheres, promovendo palestras educativas sobre diversos temas, como a Lei Maria da Penha. Sabemos das dificuldades encontradas por cada uma delas e é necessário que saibam se defender e se posicionar em todos os setores da sociedade”, explicou Jeferson.

Para o secretário executivo de Esporte e Lazer, Maurício Fidélis, o curso de capacitação é de grande importância. “O esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas. Com este projeto, queremos ajudar as mulheres a refletirem sobre as situações que convivem diariamente, como a violência doméstica, física, psicológica e trabalhamos o seu empoderamento”, disse Maurício.

A pedagoga Graça Santos disse que um dos objetivos do curso é fazer a interação das participantes. “Abordamos temas importantes que acontecem no dia a dia. Queremos fazer com que as mulheres tenham autoconfiança, saibam dos seus direitos e sejam agentes multiplicadoras em suas comunidades”, disse.

Irmãs e filhos

O coordenador do núcleo do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) no bairro Novo Eldorado, Josemar França, disse que as participantes das atividades esportivas estavam ansiosas pelo projeto. “Muitas mulheres que vieram com suas irmãs e filhos. Elas querem aprender a se defender e a conhecer seus direitos”, enfatizou. O empresário Waldemir Ribeiro, o Demir, parabenizou a iniciativa da prefeitura. “O esporte é um agente transformador”, resumiu.

A dona de casa Kelly Dias Vieira, de 39 anos, foi uma das participantes do projeto. “Frequento as aulas de zumba e quando soube do curso de defesa pessoal não pensei duas vezes e tratei logo de me inscrever. É importante saber dos nossos direitos”, enfatizou. Cátia Ivana, de 28, contou que está gostando do trabalho desenvolvido pela prefeitura na comunidade. “Sempre que posso participo das atividades”, ressaltou.

Veja também

Funbel faz entrega de 64 equipamentos para pessoas que sofrem problemas de mobilidade reduzida

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news