Home / Sem categoria / Prefeitura realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Luta contra Aids

Prefeitura realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Luta contra Aids

Primeiro de dezembro é marcado pelo “Dia Mundial de Luta contra Aids”. E como todo ano, a Prefeitura de Belford Roxo promoveu uma ação de conscientização. O evento aconteceu na Praça de Heliópolis, das 8h às 13h. A Secretaria Municipal e Saúde juntamente com a Secretaria Executiva de Promoção e Proteção à Saúde instalaram uma tenda onde foram distribuídos preservativos e folhetos educativos que abordam a prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Além do ponto fixo de distribuição, os funcionários que trabalham no Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, estiveram conversando com a população no entorno da Praça.

O Professor Luciano de Souza, consultor técnico do Programa, ressaltou a importância da ação não somente um dia, mas também o ano todo. “No decorrer do ano a equipe trabalha nas escolas, nas associações de moradores e em ações comunitárias. Além da entrega dos preservativos, deixamos claro os benefícios de se usá-los, tanto o preservativo masculino quanto o feminino. A população precisa entender que além de evitar as doenças, os preservativos funcionam como método contraceptivos”, declarou Luciano.

O Programa Municipal das DST’s existe há 19 anos e atualmente conta com um ambulatório específico, o Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado no bairro de Santa Maria. A equipe é composta por assistente social, médicos, clínico Infecto, psicólogo e enfermeiros. Para fazer parte do Programa não precisa de cadastro. As policlínicas do município também realizam o teste rápido e encaminham os portadores ao SAE. Mais de 1.000 pessoas estão realizando o tratamento. “Há mais de cinco anos que não existe nenhum caso de transmissão materno-infantil. Hoje aqui nessa ação estamos mostrando a população a importância da prevenção dessas doenças e caso não seja mais possível a prevenção, estamos comunicando que existe um lugar, um centro de tratamento no qual eles podem procurar”, comentou a coordenadora e cirurgiã-dentista, Zenaide Cadette.

O subsecretário de Promoção e Proteção à Saúde, Ricardo Lopes, lembrou que ainda há muito o que ser vencido quando o assunto são as Doenças Sexualmente Transmissíveis. “Nossa meta é que em 2019 e 2020 possamos ampliar as ofertas de testagem para a população municipal. Ainda existe muito preconceito a ser vencido e as pessoas precisam estar bem informadas. Trabalhamos em aconselhamentos para que possam procurar o local ideal para tratamento”, disse;

O secretário de Promoção e Proteção à Saúde, Robson Sarmento, o Binho, também esteve no local para acompanhar o trabalho. ‘Mais uma vez estamos juntos nessa luta para o melhor de Belford Roxo. Em todos os postos de saúde são distribuídos para população cerca de cinco mil preservativos por mês. Hoje é o dia mundial, mas esse trabalho está sendo feito durante todo ano”, ressaltou o secretário, alegando que a prevenção e informação sobre essas doenças chegam até a população sempre.