Home / Sem categoria / Auto de Natal faz reflexão sobre exclusão na sociedade

Auto de Natal faz reflexão sobre exclusão na sociedade

Uma mensagem de Natal diferente. Assim foi o Auto de Natal promovido pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O evento, destinado a adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), contou com música, apresentação do espetáculo teatral “Diário de um Menino”, da Companhia Ruarte, além de uma palestra do secretário de Cultura Bruno Nunes sobre a importância do Natal.

A peça mostra a triste realidade de um menino que convive em meio a drogas e violência, sendo excluído da sociedade.   A cantora Isabelle Oliver encantou o público com músicas de MPB. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, o secretário adjunto da pasta, Diogo Bastos e a diretora de Proteção Especial da pasta, Aureli Coelho dos Santos, entre outros, também participaram do evento.

Segundo o diretor e coreógrafo da companhia, Tikin Alves, o espetáculo trata a triste realidade vivida por muitos jovens, fazendo uma reflexão com o público. “Nossa companhia nasceu na Casa do Menor São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto, Nova Iguaçu. Eu mesmo já passei por várias situações não muito agradáveis na minha vida, como violência doméstica. Por isso, a necessidade de mostrar esses tristes fatos, tentando fazer uma reflexão no público e buscando mudar esta realidade”, enfatizou o diretor da companhia.

O secretário de Cultura, Bruno Nunes, ressaltou que o Natal é um momento de transformação e de comunhão. “Temos que viver o espírito de Natal durante todo ano. A união, o amor ao próximo e a vontade de mudar devem estar presentes no nosso dia a dia. É importante também combatermos a violência”, disse o secretário.

Diogo Bastos, disse que os adolescentes fazem parte do Plano Decenal de Medidas Socioeducativas. “Através deste plano, acolhemos esses adolescentes e, através de parcerias de outras Secretarias, realizamos trabalhos que resgatam a cidadania, a dignidade e autoestima  de cada um”, explicou.