Home / Sem categoria / Belford Roxo debate intolerância religiosa

Belford Roxo debate intolerância religiosa

Com a finalidade de combater o desrespeito às diversas crenças, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Cultura, vai promover um evento destinado ao Combate à Intolerância Religiosa. No próximo dia 21, será realizada, a partir das 9h, no Centro de Belford Roxo, uma campanha educativa com a população, alertando para a importância do respeito e da igualdade entre as diferentes religiões. No mesmo dia, às 19h, acontecerá na Casa da Cultura, que fica na Avenida Bob Kennedy, s/n, Nova Piam, um seminário que vai discutir a questão. O evento vai contar com a presença de várias autoridades e líderes religiosos, além da palestra ministrada pela professora e doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Juliana Cavalcante.

De acordo com o secretário municipal  de Cultura, Bruno Nunes, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é comemorado anualmente em 21 de janeiro. “Essa data serve para alertar as pessoas sobre o problema da intolerância gerado pelo desrespeito às diversas crenças existentes no mundo. O prefeito Waguinho preza pelo diálogo e por uma política de paz”, disse o secretário.  

Origem da data

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi oficializado em 2007 através da Lei n.º 11.635, de 27 de dezembro, e a sua escolha feita em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador. Esse foi o dia em que ela, vítima do crime de intolerância religiosa, faleceu com um infarto no ano 2000. Isso aconteceu na sequência de agressões físicas e verbais, bem como de ataques à sua casa e ao seu terreiro quando Mãe Gilda foi acusada de charlatanismo por adeptos de outra religião. 

Mãe Gilda tornou-se um símbolo do combatea esse tipo de intolerância, especialmente pelo fato de simbolizar religiões de matriz africana. Vale lembrar que o preconceito e a intolerância religiosa são considerados crimes no Brasil, passíveis de punição previstas no Código Penal.

Veja também

CRAS Yolanda Costa realiza atividade com crianças

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e da Mulher de Belford Roxo, realizou uma atividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 11 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news