Home / Sem categoria / Secretaria de Saúde de Belford Roxo implementa ações do programa de combate à hanseníase em Nova Aurora

Secretaria de Saúde de Belford Roxo implementa ações do programa de combate à hanseníase em Nova Aurora

Em janeiro, comemora-se a Semana Mundial de Combate à Hanseníase. Em Belford Roxo, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (24), a Campanha do Janeiro Roxo, onde desenvolveu ações para divulgar sinais e sintomas da doença e captar novos casos. A ação aconteceu na Policlínica Regional de Nova Aurora e teve a finalidade de implementar também as ações do programa da hanseníase na unidade de saúde. O evento contou com a participação da equipe do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que promoveu uma palestra e a apresentação de teatro. Cerca de 100 pessoas participaram da ação, que contou também com a realização de exames dermatológicos.

Segundo o secretário executivo de Saúde, Robson Sarmento, o Binho, a campanha é de grande relevância para a população. “É importante se manter informado. E a qualquer sinal da doença, a população deve procurar um posto de saúde mais próximo de sua residência. O tratamento é gratuito”, explicou.  Segundo a responsável técnica do Programa Municipal de Controle da Hanseníase em Belford Roxo, a médica Marinea de Sousa Moreira, o Brasil é o segundo país no mundo em casos de hanseníase.

“A doença, se diagnosticada tardiamente pode deixar sequelas.  A intenção da campanha e “Janeiro Roxo” é conscientizar a população dos sinais e sintomas da doença e da importância de se procurar um posto de saúde, em casos de manchas na pele esbranquiçada ou avermelhada que não coçam e não doem (dormente), caroços no corpo e no pavilhão auricular (orelhas), dormência nas mãos e pés, sinais estes da hanseníase”, enfatizou.

Atualmente as unidades de saúde em Belford Roxo que contam com atendimento e tratamento da hanseníase são: o Centro de Atendimento Epidemiológico (CAE), no Bairro Santa Maria (segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h), Policlínica Neuza Brizola (às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h) e a Policlínica  de Heliópolis (terças-feiras, das 8h às 12h) .

Veja também

Prefeitura de Belford Roxo e Firjan Senai Caxias formam 60 alunos de três cursos

Educação que forma e transforma. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − onze =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news