Home / Sem categoria / Belford Roxo comemora 25 anos da Lei Orgânica da Assistência Social

Belford Roxo comemora 25 anos da Lei Orgânica da Assistência Social

O auditório I da Uniabeu, em Belford Roxo, ficou pequeno para o público que prestigiou hoje (07) o Seminário sobre os 25 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) completados no dia 7 de dezembro do ano passado. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), o evento aconteceu das 9h às 17h, com palestras distribuídas em quatro módulos. A subsecretária estadual de Gestão do Sistema Único e Assistência Social (Suas) e Segurança Alimentar, Dianne Arrais, que representou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiane Bentes, afirmou que se sentia orgulhosa de estar em Belford Roxo: “Aqui eu vejo a política pública de Assistência Social acontecer de verdade”, disse.

“Foi em 1988 que a assistência começou a fazer parte da seguridade social. Em 1993, com a Loas, a política de assistência social ganhou sua estrutura legal para garantir os direitos das pessoas. Através da lei se organizou e estruturou o funcionamento de como esta política seria executada. Com sua reestruturação em 2001, a Loas formalizou a questão do Benefício de Prestação Continuada, que estabelece a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos”, a informação partiu do secretário adjunto da Semasc, Diogo Bastos, um pouco antes da apresentação de dança de salão, encenada pelo professor Josemar Silvino e sua aluna Maria Aparecida, ambos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Lote XV.

Fim do Clientelismo

Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura, os avanços promovidos através de Loas, nos seus 25 anos, foram importantes para o desenvolvimento dos programas sociais. “Outrora, a assistência social era marcada pela prática do favor, do clientelismo e do assistencialismo. A Loas mudou isso e hoje podemos desenvolver políticas públicas de verdade na assistência social, garantindo os direitos das pessoas”, disse ela.

A secretária de Assistência Social de Tanguá e presidente do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) Daiana Isabel, também participou dos módulos de palestras. Entre os participantes estavam representantes de Conselhos de Direitos, entidades e organizações de Assistência Social, funcionários do sistema jurídicos, funcionários da Semasc, assistentes sociais e usuários dos programas sociais.

Colegas do Cras de Nova Aurora, Matheus Santoro, 18 e Jéssica Ribeiro, 26, elogiaram o seminário. “Muito interessante para o nosso dia a dia”, destacou Jéssica, apoiada pelo amigo. Eles são orientadores sociais. Matheus trabalha com crianças e ela com adolescentes. “Fazemos palestras educativas, identificamos os problemas e encaminhamos para os assistentes sociais. Segundo eles, os principais problemas identificados entre os jovens são: depressão e uso de drogas.

Veja também

Restaurante do Povo de Belford Roxo tem cardápio especial de Páscoa

O Restaurante do Povo de Belford Roxo, administrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news