Home / Sem categoria / Cidadania em Ação leva serviços gratuitos às famílias atingidas por temporal em Belford Roxo

A equipe técnica do Projeto Cidadania em Ação, uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) dedicou o sábado (9) do último final de semana, para trabalhar em favor dos moradores do Condomínio Residência Babi I, II e III, no Bairro Recantus. Pelo menos, 70 famílias, com apartamentos localizados no primeiro andar dos prédios, foram atingidas com enchentes, no temporal ocorrido na quinta-feira passada. Dezessete perderam seus pertences. Segundo os organizadores, mais de mil pessoas foram atendidas durante o evento. A ação contou ainda com serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Habitação e Urbanismo.

A ação disponibilizou, das 9h às 13h, serviços gratuitos como: isenção para segunda via da carteira de identidade, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, isenção para certificado militar, retificação de certidões, casamento civil cartão do SUS e cartão para Cartão para Vaga Legal (estacionamento). O Cidadania em Ação foi aberta a todos os moradores da região. Quem passou por lá teve ainda a oportunidade de se vacinar contra doenças como a febre amarela, HPV, sarampo, tétano e hepatite A. Também estava disponível a inscrição para o Programa Bolsa Família, Vale Social, Vestibular Cidadão, Passe Interestadual, Projeto Morar Legal e Curso de Técnico de Vendas. Foram montadas barracas para aferição de pressão arterial, teste de glicose e de beleza.

Serviços gratuitos perto de casa

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura e o secretário adjunto, Diogo Bastos, acompanharam o evento. Rosana disse que a realização naquele condomínio foi priorizada pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho. “Assim que soube da enchente, o prefeito determinou total atendimento às famílias atingidas”, disse Rosana. O morador Wilson Afonso, contou que perdeu praticamente tudo que tinha. Ele foi atendido no posto montado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo e recebeu orientações necessárias para dar entrada do seguro. “Coletamos todos os dados dele e preenchemos a ficha de Aviso de Ocorrência de Danos Físicos (AODF) do imóvel”, ressaltou o secretário Reginaldo Gomes. “Agora estou mais tranquilo. Resolvi tudo sem sair de casa”, afirmou Wilson.

O Projeto Cidadania e Ação já percorreu todos os bairros da cidade proporcionando serviços de assistência social e de lazer à população. Até o ano passado, mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas. Vanda Deneci, 64 anos de idade e 46 de casada com Amauri dos Anjos,  disse que não era vítima da enchente, mas sua filha sim. “Estou aqui ajudando no que é preciso. Agora, vou aproveitar e cuidar um pouquinho de mim, pois eu também mereço”, declarou ela, que é conhecida como “Carmem”, enquanto a esteticista, Cristina de Miranda Branquinho, fazia limpeza de pele em seu rosto.