Home / Sem categoria / Prefeitura inaugura creche em Santa Teresa

Prefeitura inaugura creche em Santa Teresa

Mais de 300 crianças com idade entre 1 a 5 anos, moradoras do bairro Santa Tereza, em Belford Roxo, ingressam nesta segunda-feira (17) num mundo diferente: vão viver o  bê-à-bá  oferecido pela Educação Infantil, na nova unidade escolar, construída pela Prefeitura da cidade, a Creche Manoel Silva Curty . A maior creche do município está construída em uma área de 400 metros quadrados, com ambiente amplo, colorido, moderno, arejado e acessível. Lá meninos e meninas darão os primeiros passos aos estudos. “Elas terão direito a todas as refeições , ensino de qualidade e voltarão para casa de banho tomado”, garante a diretora, professora, Daniela Barcellos.

O projeto de indicação da nova unidade é do vereador Nelci Praça. Conhecedor das necessidades do bairro, periferia da cidade, o legislador que está no segundo mandato, buscou ajuda do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, para conseguir atender a reivindicação dos moradores. “A construção de uma creche era um desejo muito grande da maioria das famílias. Conversei com o prefeito e ele, além de atender minha solicitação, não mediu esforços para proporcionar conforto e qualidade às crianças”, disse ele, que também sugeriu batizar a creche com o nome de um popular comerciante da área, Manoel Silva Curty, falecido há quatro anos.

Festa no bairro

A inauguração da creche teve  festa. O prefeito participou da solenidade e chegou acompanhado da esposa, a deputada federal, Daniela do Waguinho e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho Bombeiro.  Alunos da unidade emocionaram todos os presentes apresentado uma coreografia ao som da música Aquarela, cantada por Toquinho. “Essa inauguração é um avanço muito grande para educação do nosso município”, afirmou o prefeito anunciando que através de sua mulher, a deputada Daniela, já cadastrou em Brasília, o pedido de recursos para a construção de mais 12 escolas em Belford Roxo. Waguinho disse ainda que a Prefeitura vai receber 18 ônibus, 12 com acessibilidade para serem usados no transporte escolar. “Meu compromisso é com a cidade, com a população. O que já fiz em dois anos, os outros governantes não fizeram em 30 anos. Temos mais 16 creches para inaugurar, postos de saúde, praças e muitas outras obras. Seremos a melhor cidade da Baixada Fluminense”, garantiu.

O secretário de Educação, Denis Macedo, foi um dos primeiros a chegar ao evento. “A creche é um direito da criança. Independente se a mãe trabalha o não, isso não importa. O essencial é priorizar a educação infantil e isso nós não abrimos mão”, salientou.  Daniela do Waguinho, que também é professora, assegurou que trabalhou mais de 20 anos com Educação Infantil. “A primeira infância é o meu xodó. Não vou medir esforços para levantar a bandeira da Educação na Câmara, em Brasília”. Emocionada, a viúva de Manoel Curty, dona Marlene, destacou que se sentia honrada pela homenagem à memória de seu marido. “Ele ajudou muita gente. Hoje é gratificante ver o nome dele num lindo espaço que acolhe crianças e as prepara para o futuro. Serei imensamente grata ao vereador Nelci e ao prefeito Waguinho”.

Creche escola

A creche com jeitinho de escola tem capacidade para atender 360 crianças, divididas em 12 turmas: duas em horário integral (7h às 17h) e 10 em horário parcial (7h às 11h). A unidade tem sete salas de aula, uma sala de vídeo, brinquedoteca,, sala de repouso, dois banheiros de funcionários, dois banheiros infantis (masculino e feminino) com quatro pias e Box com três chuveiros, um banheiro infantil adaptado e um banheiro adulto adaptado, sala de orientação educacional, sala de professores, diretoria e copa. No quadro funcional trabalham 15 estimuladoras, quatro inspetores e seis auxiliares de serviços gerais.

O casal Débora e Daian Silva estava feliz e comemorando a inauguração da creche. Ele é motorista e ela autônoma. Pais de duas filhas, a menor com apenas nove meses, eles vibraram por terem conseguido matricular a pequena Sofia, 5, na nova creche, bem pertinho de casa. “Estamos radiantes. Não teríamos como bancar uma escola para nossa filha. A creche é linda e com certeza, oferecerá um ensino de qualidade para ela”, disse ela.