Home / Sem categoria / Belford Roxo lança Programa Ambiental nas escolas e na internet

Belford Roxo lança Programa Ambiental nas escolas e na internet

O plenário da Câmara de Vereadores de Belford Roxo ficou lotado, por diretoras de escolas da rede municipal, alunos e ambientalistas durante lançamento do Programa Educação Ambiental (PEA). O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) foi realizado em parceria com as secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. Durante a solenidade 13 alunos do curso de capacitação ambiental receberam diploma de conclusão. A equipe começa a trabalhar hoje (1º) com aproximadamente 15 mil alunos do 1º ao 9º ano, em 25 escolas da rede municipal. O programa oferece ainda uma série de cursos gratuitos online que podem ser feitos a qualquer hora, de qualquer lugar.

O curso sobre Degradação Ambiental é o primeiro disponível. A inscrição já está aberta e pode ser feita através do site www.cidadao.meioambientedigital.com. O acesso às aulas será pelo site www.meioambientedigital.com/moodle/login/ . Lá o aluno será orientado e acompanhado pelo professor Márcio Antonio Mendonça de Souza, geólogo concursado da Prefeitura, mestre em geociência. “Os cursos são de qualidade e oferecem certificados no final. A avaliação dos alunos vai depender do curso escolhido. Eles poderão participar de chats, fóruns e questionários. O interessado poderá escolher ainda o melhor horário para fazê-lo, como por exemplo, de madrugada, se preferir”, explicou a engenheira ambiental da SEMA, Jaqueline Alvarenga, durante sua explanação no evento. Segundo ela, o sistema de gerenciamento utilizado para os cursos online é o Moodle, conhecido também como Ambiente Virtual de Aprendizagem. De origem inglesa, consiste em uma plataforma online gratuita de aprendizagem à distância, com vários recursos disponíveis, facilidades e segurança. Em salas virtuais os alunos participam de estudos, têm acesso a materiais didáticos, participam de discussões e interações.

Multiplicadores

O Programa de Educação Ambiental tem como objetivo despertar a consciência popular sobre a importância da preservação do meio ambiente. Flávio Gonçalves, secretário de Meio Ambiente, disse que os 13 agentes capacitados e treinados no curso terão a responsabilidade de preparar os alunos. “É uma missão muito importante, pois os alunos se transformarão em multiplicadores de todo aprendizado. Não é um trabalho a curto prazo. Estamos plantando uma semente para um futuro melhor”, afirmou

Coordenadora do programa, Aliene Dian, técnica em Meio Ambiente, assegurou que a equipe de agentes foram dedicados no curso e estão habilitados para trabalhar com crianças e adolescentes. Ela disse que os alunos terão experiências interessantes, como exemplo, aprender a plantar, cultivar e colher em hortas orgânicas, terão aulas sobre reciclagem e sustentabilidade e muitas aulas práticas, entre elas, visitas em parques ecológicos. “Meu desempenho será o melhor possível. Sei que é um trabalho de formiguinha, mas a equipe está empolgada. Educação Ambiental é um trabalho de amor”, afirma a Ana Caldas, 44, uma das 13 agentes capacitada no curso.

Empolgado com o programa, o secretário de Educação, Denis Macedo, anunciou que a secretaria ficará responsável por toda a logística como a alimentação dos alunos e transporte para visitações (aulas práticas). Denis disse as aulas de Educação Ambiental também estão no Programa Mais Educação. “Poder ampliar é muito satisfatório. É na educação que a gente vira o jogo”, garante.

O evento também teve a participação dos pesquisadores, professores Regina Felício, Marcia de Souza e Eduardo Monzatto, mestrandos em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), vereador Matheus de Oliveira (PH); o ambientalista, Hélio Vanderlei (Ong Onda Verde), secretário municipal especial de Articulação Política, Algacir Moulin; ex-vereador Jacoginho; advogado ambientalista, Francisco Carreira; professora Helen Ramos (Colégio Estadual Presidente Kenenedy); assistente social, Rosane Goncalves (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), secretário-Adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Adriano Nascimento, entre outros.