Home / Sem categoria / Guarda Municipal faz ação contra Bullying em escola de Belford Roxo

Guarda Municipal faz ação contra Bullying em escola de Belford Roxo

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado todo dia 7 de abril, a Secretaria de Segurança Belford Roxo, realizou  uma ação de conscientização com alunos e responsáveis na Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos, no bairro Areia Branca.

Através do projeto “Faça Amigos, não faça bullying”, os agentes da Guarda Municipal conversaram com os pais e responsáveis, entregaram folhetos e explicaram sobre a importância de se combater a violência   no ambiente escolar. “Ações como esta causam um impacto muito grande na sociedade. Nosso objetivo é disseminar a cultura de paz nas unidades de ensino”, afirmou o guarda municipal Thiago Silva.

Segundo relatos da Guarda Municipal, uma aluna da rede municipal tentou suicídio no início de 2019 ao ingerir uma grande quantidade de remédios. A menina foi socorrida a tempo. Os agressores foram identificados e notificados através do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e estão cumprindo medidas socioeducativas. O projeto “Faça Amigos, não faça bullying” teve início em 2016.

“Acho excelente esse alerta. Mesmo a escola sendo muito tranquila, informação nunca é demais. Qualquer um pode passar por isso um dia. Por isso, todos precisam saber o que fazer em casos como este”, disse Washington de Oliveira, pai da aluna do 5º ano, Sofia de Oliveira, de 10 anos.

Ação em toda rede

Nesta quarta-feira (10-04), a Guarda Municipal vai dar início ao ciclo de palestras, que terá início na Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos, às 7h. “Ficamos muito felizes por termos sido escolhidos para receber um trabalho tão importante como este. Temos aqui poucos casos e isolados, onde algumas brincadeiras passam do limite. Mas com a autoridade dos Guardas, os alunos percebem o quanto o assunto é sério”, destaca a vice-diretora da unidade, Michele Brandão.

Segundo os agentes de segurança de Belford Roxo, o projeto já beneficiou 390 alunos somente em 2019. A ação será desenvolvida em toda a rede municipal e estadual de ensino ao longo do ano letivo. No dia 26 de abril, a Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos receberá mais uma vez os agentes da Guarda Municipal para uma atividade lúdica, que mais uma vez chamará a atenção sobre o bullying e a violência.