Home / Sem categoria / Prefeitura disponibiliza atendimento oftalmológico e firma parceria para cirurgias de catarata

Prefeitura disponibiliza atendimento oftalmológico e firma parceria para cirurgias de catarata

A população de Belford Roxo agora conta com atendimento em oftalmologia na Policlínica Neuza Goulart Brizola, localizada no Centro. A especialidade que passou a ser disponibilizada em fevereiro deste ano é oferecida às segundas e quintas-feiras, sempre das 13h às 17h. O consultório oferece os requisitos básicos para atendimento, segundo as normas do Ministério da Saúde. Exames de fundo de olho, ecobiometria (aparelho para se calcular o grau das lentes para implante em cirurgia de catarata), refração, paquimetria (Exame que mede com exatidão a espessura da córnea), tonometria (exame da pressão intraocular)., ceratometria (é a medida da curvatura da superfície anterior da córnea) e mapeamento de retina, são exemplos de serviços disponíveis em Belford Roxo.

Para realizar o atendimento, o paciente precisa ser consultado inicialmente em qualquer unidade de saúde do município para receber o encaminhamento para o oftalmologista. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Ricardo Ursine, a especialidade atende cerca de 100 pacientes por semana. “Como o serviço não existia em Belford Roxo, a demanda era muito grande. Mas conseguimos erradicar essa carência e praticamente zeramos a fila de espera”, afirma.

E o atendimento vai além das consultas, exames e receitas. Os pacientes que precisam de cirurgia de catarata também realizam o procedimento. Através de uma parceria entre as prefeituras de Belford Roxo e de Duque de Caxias, todo domingo a equipe da Secretaria de Saúde realiza o “Mutirão da Catarata”, levando entre 15 e 20 pacientes para o Hospital do Olho na cidade vizinha. “Verificamos a pressão arterial e fazemos o teste de glicemia antes do procedimento. O paciente chega preparado para a operação, que dura em média, entre 10 e 20 minutos, de acordo com cada caso”, explica o oftalmologista Daniel Pontes.

O casal Assis Figueiredo, de 78 anos, e Jurema Assis, de 74, operaram no mesmo dia. De volta para a consulta que os prepara para a segunda cirurgia, eles agradecem a atenção e o cuidado que receberam no Policlínica Neuza Goulart Brizola. “Ficamos impressionados com a rapidez. Passamos pela consulta e na semana seguinte já estávamos sendo operados. Tudo realizado com o máximo de cuidado e atenção. Nossa visão está perfeita e estamos empolgados com a próxima cirurgia, onde vamos aposentar de vez os nossos óculos de grau”, comemoram eles, que moram no bairro Farrula.

A Policlínica Neuza Goulart Brizola fica na Avenida Benjamim Pinto Dias, nº 1006, no Centro de Belford Roxo. 

Veja também

Ruas do bairro Santa Maria recebem asfalto

Avanços na urbanização. A Prefeitura de Belford Roxo segue contemplando as ruas do bairro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news