Home / Sem categoria / Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família em Belford Roxo

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo inaugurou  a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Isaura, situada no bairro Heliópolis, que passa a atender cerca de 1.460 famílias da região. A unidade oferece serviços de odontologia, clínico geral, fonoaudiologia, nutricionista, pediatria, fisioterapia e educadores físicos e conta com recepção, banheiros (sendo um adaptado para pessoa com deficiência), triagem, três consultórios, sala de vacinação, sala para coletar material para preventivo, administração e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Os deputados federais, Daniela do Waguinho e Márcio Labre, participaram na inauguração.

Ao lado de secretários e vereadores, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, anunciou uma novidade para o município de Belford Roxo. “Daqui há algumas semanas, o cirurgião Ediandro Cárlon, vai compor o quadro de funcionários do Hospital Municipal para realizar 10 procedimentos por dia, como cirurgia geral, hérnia, vesícula, fimose, histerectomia, parto programado, laqueadura e vasectomia, além de cirurgias plásticas também. Essa é uma conquista muito grande para a saúde da cidade, pois muitas pessoas não tem condições de pagar cirurgias como estas. Foi com essa preocupação que o doutor Ediandro veio para somar”, exaltou.

Waguinho também reafirmou o compromisso com todas as áreas da cidade. “São 22 praças, 29 postos de saúde, 28 creches, 11 escolas sendo construídas e 165 canteiros de obra em nossa cidade. Esse é um governo de realizações que pensa no povo e faz o bem”, finalizou. O secretário de Saúde, Vander Louzada, comemorou mais uma conquista para a cidade. “A saúde é uma das prioridades do prefeito. Agora, mais um bairro está sendo beneficiado com uma unidade de saúde da família”, disse.

Parcerias

A deputada federal, Daniela do Waguinho parabenizou a saúde de Belford Roxo. “Essa nova unidade é importante para o desenvolvimento da região”, resumiu, destacando  que Brasília nunca esteve tão próxima de Belford Roxo. “Hoje, levo o nome da cidade para muitos deputados que a desconhecem. Dou uma aula”, emendou. Também presente à inauguração, o deputado federal Márcio Labre afirmou seu compromisso com a Baixada Fluminense. “Sabemos que essa região é abandonada. Estarei em Brasília trabalhando pela Baixada e esperamos que outros municípios sigam o mesmo caminho de Belford Roxo”, ressaltou.

O vereador Tayano, que está em seu sexto mandato, frisou estar impressionado com a quantidade de inaugurações na cidade em apenas dois anos e quatro meses de governo. O presidente do Fundo Municipal de Saúde, Carlos Andrade, destacou que enquanto outros municípios estão fechando unidades de saúde, Belford Roxo inaugura. Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Calado, reafirmou a parceria com o governo.

Moradora há pouco tempo do bairro de Heliópolis, Ana Cristina, 44 anos, espera que a unidade venha atender a necessidade da população. “Estou confiante”, comentou. As amigas Maria Aparecida, 83, e Mercia Barbosa, 73, moram na região há 60 anos e estão felizes com a unidade de saúde no “quintal” de suas casas. “Nunca tive uma unidade de saúde tão perto de mim”, exaltou Maria Aparecida.

Saúde

A Unidade de Saúde da Família Dona Isaura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e para o agendamento de consultas, é necessário ter em mãos identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Vale lembrar que a rede municipal do município é composta por quatro unidades de pronto atendimento (UPA Bom Pastor, Hospital Municipal, Hospital Infantil e Unidade Mista do Lote XV), o Complexo Regulador, dois CEOS (Centros de Especialidades Odontológicas), cinco Policlínicas, um Centro de Diagnóstico Avançado, 25 Unidades de Saúde da Família e oito Unidades Básicas de Saúde.