Home / Sem categoria / Belford Roxo elege o primeiro ouvidor mirim deste ano

Belford Roxo elege o primeiro ouvidor mirim deste ano

A Ouvidoria Geral de Belford Roxo deu a largada nas eleições dos ouvidores mirins do município. Ao todo, serão 25 escolas que irão eleger seu porta-voz que terão, durante um ano, a responsabilidade de receber e repassar as demandas para a Ouvidoria Geral, que levará aos órgãos competentes, e apresentar os resultados à comunidade. A Escola Municipal Heliópolis foi a primeira a ganhar seu ouvidor mirim deste ano. Dos 19 alunos candidatos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, Lucas Couto ganhou a eleição. Em segundo lugar ficou Brayan Vinicius e em terceiro Caylaine Falcão, sendo os dois suplentes. As próximas eleições serão no Ciep Municipalizado Casemiro Meireles e na Escola Municipal Belford Roxo.

Depois de todas as eleições, uma cerimônia de posse vai acontecer na Fabel (Faculdade de Belford Roxo), no dia 27 de maio, onde os ouvidores mirins eleitos ganharão certificados e crachás de identificação. De acordo com o ouvidor geral, Igo Menezes, a ideia para o projeto pioneiro em todo o Estado surgiu a partir de discussões nos Fóruns de Ouvidoria. “Ano passado o projeto foi um sucesso. Tanto que esse ano representantes do Estados vieram conhecer de perto”, disse. Igo ainda destacou as principais demandas do projeto enviadas ano passado. “Foram diversas, com ênfase em pavimentação, iluminação pública, habitação, bolsa família, entre outras”, finalizou.

Representando o Estado do Rio de Janeiro, a ouvidora do Ministério Público, Denise Guasque, o ouvidor da Secretaria Estadual de Educação, Fernando Kaczelnik e a subsecretária do Estado de Educação, Ana Paula, vieram para a eleição. “Viemos conhecer o processo e prestar atenção em como o projeto é desenvolvido com os alunos, pois achamos a iniciativa muito interessante”, comentou Deise Guasque. “Já estamos conversando há mais de um ano com a Ouvidoria de Belford Roxo. Queremos implementar o projeto nas escolas estaduais. Estamos acompanhando as eleições para saber as adaptações necessárias para que chegue ao Estado”, informou Fernando Kaczelnik.

Educação

Ainda participaram da primeira eleição para ouvidor mirim de 2019 a secretária adjunta de Educação, Eneila Lucas, e as secretárias executivas, Késia Macedo e Fátima Duarte. “As crianças estão aprendendo a exercer a cidadania desde cedo. Belford Roxo está de parabéns por esse projeto pioneiro que dá voz para os jovens representarem suas escolas e comunidade e querer o melhor para a região”, ressaltou Eneila Lucas. Aos 17 anos, o aluno Lucas Couto concorreu pela segunda vez pela Escola Municipal Heliópolis e ganhou este ano. “Concorri novamente com o intuito em melhorar a minha escola”, resumiu.

As amigas Caylaine Falcão, 13, Maria Eduarda, 11, e Sulamita Brieli, 14, concorreram juntas. “Estávamos muito ansiosas e nervosas com o resultado. Nosso projeto era de melhorias para a escola, como trocar o telhado da quadra, proibir pichações e impor o respeito entre alunos e funcionários. Apesar do resultado, a amizade continua, pois todas queremos o melhor para nossa escola”, disse Maria Eduarda. Caylaine Falcão ficou em terceiro lugar, sendo suplente.