Home / Sem categoria / Belford Roxo vacina contra gripe Influenza até dia 31

Belford Roxo vacina contra gripe Influenza até dia 31

Moradores de Belford Roxo não tiveram dificuldades para se vacinar contra a gripe (Influenza) no Dia D da Campanha, realizada em todo o país, no último sábado (4). “Acho importante a prevenção. Por isso não pensei duas vezes. Foi tranquilo e muito rápido. Não levei cinco minutos na fila”, disse o pintor Maílson de Castro Luiz, que escolheu a Policlínica Neuza Brizola, no centro do município, para se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu cerca de 70 mil doses da vacina através da Secretaria Estadual de Saúde. Aproximadamente 18 mil doses foram disponibilizadas só para a campanha.

A vacinação vai até o dia 31 de maio. Este ano o público alvo são pessoas com idade a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menos de seis anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores e área de saúde, militares, trabalhadores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas. “A aplicação da vacina começou desde o último dia 10. É importante que as pessoas não deixem de se vacinar”, alerta Valéria dos Santos, coordenadora do Setor de Imunização.

Os secretários adjuntos de Saúde, Fábio Saraiva, Jadir Elias Filho e Fabiana Buriche percorreram todos os postos de vacinação. “Estivemos nas cinco policlínicas regionais e nos postos de estratégia de Saúde da Família. Tudo muito tranquilo”, assegurou Saraiva. A bióloga e professora de Ciências, Natacha Ruivo, 37, também aproveitou o sábado para se vacinar. “Trabalho com 14 turmas em escolas públicas e particulares. Nosso contato com crianças e jovens é muito próximo e devemos fazer a prevenção. Aqui em Belford Roxo o processo de vacinação é muito rápido”, afirmou.

O vírus da gripe tem grande potencial de transmissão e facilidade para se desenvolver. É responsável por elevados índices de internações. Idosos, gestantes, crianças, pessoas com doenças crônicas como diabetes e imunodeficiência são as mais vulneráveis. A vacina protege contra os tipos A e B da doença. Os sintomas são: febre, dor muscular e tosse seca.