Home / Sem categoria / Belford Roxo abre Semana da Enfermagem com cursos e evento em praça pública

Belford Roxo abre Semana da Enfermagem com cursos e evento em praça pública

Estudantes e profissionais da área de Saúde participaram na manhã de hoje (13) da solenidade de abertura da Semana Municipal de Enfermagem. O evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, acontece até o próximo dia 16. O encerramento está agendado para a Praça de Heliópolis, com início para às 10 horas. Na programação, uma série de serviços gratuitos como: coleta de preventivo, aplicação de vacina contra a influenza, verificação da pressão arterial e glicemia capilar e emissão do cartão do SUS e do Bolsa Família.

O evento organizado pelo Departamento de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde terá simulação de um acidente de trânsito, entre uma motocicleta e um carro. “Recebemos orientação do Corpo de Bombeiros e a intenção é mostrar a importância da ação do profissional de enfermagem nos primeiros socorros”, salientou a secretária Executiva de Saúde, Taiza Rodrigues, responsável pelo setor de enfermagem no município. “Este ano teremos vários cursos de capacitação destinadas a alunos e profissionais da área, todos com certificado”, disse ela.

Semana de cursos

O primeiro curso começou logo após a solenidade. O professor universitário, Lério Lima abordou o tema: Atualização em emergências hipertensivas e lesões em órgãos alvos (cérebro, pulmão e coração). A tarde a aula foi sobre arritmias letais, não letais e condutas, no auditório do Hospital Municipal. Amanhã (14), às 14 horas, no Hospital Municipal, será a vez da enfermeira, Tatielle Vieira palestrar sobre: Metas e ações para segurança do paciente hospitalizado. Os cursos terminam na quarta-feira, com palestra, no mesmo local e horário, sobre Atualização em classificação e prevenção de lesões por pressão. O assunto será abordado pelo enfermeiro Juliano Miranda Teixeira. “Encerrando a programação, na quinta-feira. A partir das 10 horas teremos o evento na Praça de Heliópolis. A participação de todos é muito importante”, avisa a enfermeira Taiza Rodrigues.

Enfermeira há 11 anos e professora do Curso de Técnico de Enfermagem (FAG), Shirley Moraes disse que assim que tomou conhecimento sobre os cursos, motivou seus alunos para participarem. “Evento como esse é sempre um ganho de experiência e aprendizado. Vale muito a pena”, afirmou a ela que estava acompanhada de um grupo com mais de 20 estudantes.

O secretário-adjunto Fábio Saraiva, representou o secretário municipal de Saúde, Vander Louzada. Durante a solenidade ele destacou que a Prefeitura está finalizando os trâmites para apresentação do Protocolo de Enfermagem. “O documento é muito importante para o desenvolvimento de ações da enfermagem. Através dele é definido, juridicamente, o que pode ser feito. Enfim, a importância da atuação da enfermagem n o processo de prevenção. Aqui na Região, apenas o Rio de Janeiro tem o seu protocolo. Belford Roxo será o segundo município”, informou Saraiva.

Também participaram do evento: Fabiana Buriche (Consultora de Consórcios e Parcerias da Secretaria Municipal de Saúde), Stefani Silva (secretária executiva de Atenção à Saúde), Davi Calado (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Bruno dos Santos (coordenador de Enfermagem da UPA do Bom Pastor), Adonis Cardoso (coordenador de Enfermagem da Unidade Mista/Lote XV), João Batista Marques (diretor do Departamento de Educação Permanente de Saúde, entre outros representes da sociedade civil.