Home / Sem categoria / Projeto Espaço Cidadão forma nova turma em Belford Roxo

Projeto Espaço Cidadão forma nova turma em Belford Roxo

Dia de festa na sede do Centro de Referência de Assistência Social Terezinha Alexandrino de Oliveira, o Cras XI, do bairro Wona, em Belford Roxo. Cinquenta e quatro pessoas, jovens e adultos, lotaram uma das salas do espaço, como figuras importantes do evento. Todos receberam o certificado pela participação nas palestras sobre cidadania, Educação Financeira e Planejamento Familiar, ministradas através do Projeto Espaço Cidadão, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Instituto da Criança. Todos agora têm a mesma tarefa: multiplicar o que aprenderam.

O pedagogo Rodrigo Silva, coordenador do projeto pelo Instituto da Criança, disse que o projeto que já tem 15 anos e já atendeu quase 16 mil pessoas, vem alcançando resultados satisfatórios na parceria com a Prefeitura. “É o nosso terceiro ano no município. No primeiro as atividades foram desenvolvidas dentro dos Cras. No segundo nas instituições sociais e este ano mesclamos: nos Cras e nas instituições”, destacou. “As palestras começaram em março, tiveram a duração de dois meses e foram realizadas em oito encontros, uma vez por semana, com duração de duas horas. As aulas foram comandadas pelos coordenadores dos centros de referência, capacitados pelo Instituto da Criança”, explicou.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, salientou que o projeto atua em áreas em situação de risco social e tem mostrado que é possível melhorar a qualidade de vida de várias famílias. “Hoje estamos formando mais uma turma de moradores do bairro Santa Teresa e jovens do Projeto Social Futuro Brilhante, nosso parceiro, referenciados pelo Cras do Wona. É sem dúvida um trabalho muito interessante, pois agrega valores e conhecimentos”, afirmou Diogo.

Ao som da viola

Numa solenidade descontraída, ao som do violão do orientador social Fausto Barroso, os alunos cantaram e vibraram com canções de Tim Maia, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, enquanto aguardavam para receber o certificado. Kauã Victor da Silva Fidelis, 15, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, estava radiante com o momento. “Adorei todas as palestras e ganhei novos conhecimentos”, disse. “Eu me interessei bastante sobre o tema Empreendedorismo. Muito bom. Aprendi como administrar dinheiro. Quero ser um empreendedor”, assegurou o amigo de Kauã, Luiz Felipe Freitas Claudio, 15.

Arrumados e com cabelos estilosos, meninos e meninas ganharam destaque entre os adultos. Diogo Duarte, 14, também gostou das aulas de empreendedorismo, enquanto seus colegas, Waterson Costa, 13, Kauã da Silveira e Tayssa Barbosa, 14, curtiram os ensinamentos sobre a preservação do meio ambiente. Já Davi Victório Luz de Jesus, 15, tirou dúvidas sobre sexologia. Representando os adultos, seu João Feitosa, morador de Belford Roxo há 30 anos, não teve vergonha, pegou o microfone e disparou elogios à Semasc e coordenadores. “Projeto muito bom. Recebemos novos conhecimentos. Nós crescemos e o importante é aprender”, garantiu, aplaudido pela turma.