Home / Sem categoria / Belford Roxo comemora Dia Nacional do Assistente Social

Belford Roxo comemora Dia Nacional do Assistente Social

A Câmara Municipal de Belford Roxo recebeu assistentes sociais, convidados e estagiários para um encontro em comemoração ao Dia Nacional do Assistente Social (15 de maio). O tema foi “Saúde do Trabalhador e a Reforma Trabalhista: Desafios para a Atuação do Assistente Social”, dividido em três palestras. A primeira foi ministrada pela coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Paula Almeida; a segunda pelo diretor do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador no município, Wagner Matheus; e por fim, a palestra da Assistente Social do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Fiocruz e membro do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS – RJ), Mônica Olivar. A realização foi da Secretaria Executiva de Serviço Social, órgão ligado à Secretaria de Saúde, Secretaria de Saúde, que atualmente conta com 38 assistentes sociais.

A secretária executiva de Serviço Social, Adriana Ribeiro, coordena os assistentes sociais que atuam nas policlínicas, Hospital Municipal, UPA Bom Pastor, Unidade Mista do Lote XV e em programas do município. Segundo ela, o profissional de assistência social tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem o total acesso à cidadania. “Ajudamos a resolver ou solucionar problemas ligados à educação, habitação, emprego, saúde, entre outros. Esse evento teve a intenção de dar visibilidade ao profissional”, informou Adriana, que também é assistente social.

A palestrante Mônica Olivar deixou em discussão uma pauta sobre a reforma trabalhista e seus impactos na profissão de assistente social. “A reforma vai completar dois anos e na Fiocruz já estamos sentindo os impactos. Ao invés de trazer mais empregos, o número de desemprego aumentou. O que aumentou também foram os acidentes de trabalho, sendo 73% com mulheres”, informou. Para Wagner Matheus, foi um privilégio participar do evento. “O departamento estava esquecido. Hoje, estamos com 90% de notificações de acidentes em trabalho”, destacou. De acordo com Paula Almeida, o CEREST abrange sete municípios da Baixada Fluminense. “Aceitei o convite e expus a importância do assistente social no acolhimento e todo processo de um paciente”, finalizou.

Dia Nacional do Assistente Social

Comemorado anualmente em 15 de maio, o Dia Nacional do Assistente Social celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos. A homenagem surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão. Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

Veja também

Restaurante do Povo de Belford Roxo tem cardápio especial de Páscoa

O Restaurante do Povo de Belford Roxo, administrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 7 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news